Selo Unale
Sessão Solene comemora Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

16/12/2015

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, o número de infectados pelo vírus HIV no Brasil é de aproximadamente 530 mil pessoas. No Rio Grande do Norte, atualmente, existem 5 mil pessoas diagnosticadas com Aids. A luta contra a doença foi lembrada na Assembleia na manhã desta quarta-feira (16) em sessão solene proposta pelo deputado estadual Kelps Lima (SDD) em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro.

“Que essa homenagem possa servir de combustível para as entidades que lutam contra essa doença. Nós precisamos de maneira forte, intensa e cotidiana reafirmar a nossa posição pela luta contra o HIV”, disse o deputado.

O parlamentar questionou a diminuição de campanhas preventivas do Estado contra a Aids. “A medida que elas diminuem, o índice de contaminação aumenta, o que significa que essas campanhas são investimentos que afetam a vida de pessoas. Por outro lado, a população precisa optar pelo caminho da vida”, afirmou. Kelps Lima também falou sobre o momento da saúde em que se encontra ao país, sobretudo para realizar o tratamento de pessoas com AIDS. “Somos de uma geração que vive um momento de falência dos serviços públicos e a saúde se encontra calamitosa”, concluiu.

Durante o evento, entidades e pessoas que integram a luta contra a AIDS foram homenageadas: os médicos Antônio Araújo, Jair Figueiredo, Taís Souto e Tereza Dantas, o fisioterapeuta Rômulo Brito Galvão, a coordenadora do DST/AIDS, Sônia Lins da Silva, o representante da Articulação AIDS no RN, Sérgio Cabral e as instituições AHVA – Associação Homossexual do vale do Assu, o Centro Noir Medeiros, a ANAIDS – Articulação Nacional de Luta Contra a AIDS e a Liga Norte-riograndense de apoio e combate a AIDS.

Em nome dos homenageados, o diretor do Centro de Referência da Defesa da Diversidade de são Paulo, Eduardo Luiz Barbosa, agradeceu a honraria e alertou sobre os riscos da doença. “Temos que lembrar que a epidemia de AIDS entra na terceira década. Nos dias atuais temos o desafio de fazer com que essa luta não se banalize. É preciso que essa chama esteja sempre acesa”, falou.

Ainda estavam presentes na sessão solene, a secretária adjunta da Secretaria Estadual de Saúde, Francisca Jales e o pró-reitor de extensão da UFRN, Breno Cabral e a deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB). O coral Vozes da Vida, do Hospital Giselda Trigueiro, se apresentou na abertura da solenidade. 

Álbum de fotos

Acesso Rápido