Um olhar sonhador: servidores ingressam no ensino superior

14/01/2016

Vontade permanente, viva e constante. Ideia que uma pessoa almeja com veemência e paixão. Anseio. Essas são algumas definições para ‘sonho’. Contudo, um premiado fotógrafo potiguar tinha um significado mais objetivo para a palavra: cursar uma graduação. Há décadas atuando em grandes veículos de comunicação do Rio Grande do Norte, Eduardo Maia, hoje trabalhando na Assembleia Legislativa, foi um dos servidores beneficiados pela da atuação do Instituto do Legislativo Potiguar, que é a única escola legislativa do país que oferece, além dos cursos de especialização e graduação, o mestrado profissional.

Pautada pelo planejamento estratégico implementado em sua nova gestão, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vem atuando com foco na valorização e qualificação contínua dos servidores e colaboradores. Seguindo essa diretriz, o Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) ampliou seus horizontes.

Cumprindo o objetivo de promover educação legislativa de excelência, visando a qualificação profissional do servidor, de agentes de outras Casas Legislativas e da comunidade, o ILP em 2015 aumentou a oferta de cursos de capacitação, graduação, especializações e, em uma iniciativa pioneira, será a primeira Casa Legislativa do Brasil a oferecer uma pós-graduação stricto sensu, através de mestrado profissional em Gestão Pública.

O curso foi oficializado por meio de convênio assinado em agosto pelo presidente do Legislativo, deputado Ezequiel Ferreira, junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O mestrado em Gestão Pública tem como finalidade a qualificação de quadros para a administração pública. “A nossa gestão na Assembleia é focada no planejamento e na capacitação dos servidores, garantindo novos investimentos em qualificação, como a ampliação do número de cursos oferecidos e, agora, o tão sonhado mestrado. Poder proporcionar o acesso gratuito a estes cursos e ver nossos profissionais mais valorizados nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, comemora Ezequiel.

Quem também comemora é Eduardo Maia. Apesar de sua carreira consolidada no mercado fotojornalístico potiguar, com atuação por 26 anos no extinto jornal Diário de Natal e, atualmente, na assessoria de comunicação da Casa, Duda, como é carinhosamente chamado, é um exemplo da transformação que o ILP vem provocando na vida de alguns servidores. Casado e pai de dois filhos já adultos, Eduardo prestou vestibular este ano. Até então, por compromissos profissionais, ele vinha adiando o sonho de continuar os estudos. Atualmente, cursa a graduação em Gestão Pública, parceria do ILP com a Universidade Potiguar (Unp).

“Concluir um curso de nível superior era um sonho que adiei por muitos anos. Agora sinto que estou realizando um sonho estudando novamente e motivado a concluir minha graduação. Era o que eu estava precisando”, afirma o fotógrafo, que concilia os estudos com a profissão. A mudança radical em sua rotina, se depender dele, continuará. “Não vou parar depois de concluir a graduação. Com toda certeza”, garante o fotógrafo, cogitando seguir para o mestrado após a conclusão do curso.

OPORTUNIDADES
Para o mestrado, serão disponibilizadas 16 vagas, inicialmente, que serão distribuídas em três turmas para os anos de 2016, 2017 e 2018. Os candidatos concorrentes à primeira turma estão em processo de seleção e iniciam as aulas em fevereiro de 2016. O mestrado tem duração de 24 meses.  No tocante aos cursos de pós-graduação lato sensu, o número de turmas atendidas saltou de duas para cinco, sendo quatro novas  especializações oferecidas. Além do novo curso de Gestão Pública, que foi remodelado, passaram a compor a grade os cursos Poder Legislativo e Politicas Públicas; Gestão Eficaz no Serviço Público; e Direito Processual Civil, desenvolvido em parceria com a Justiça Federal. A reformulação da grade do ILP conta com mais de trinta novos cursos e palestras de capacitação profissional, superando a marca de 260 atividades acadêmicas desenvolvidas apenas no segundo semestre de 2015.

Dentre as novas ações implementadas pelo Instituto do Legislativo Potiguar, o diretor administrativo da instituição, Carlos Russo, destaca também iniciativas como a criação de uma banca permanente de monografia para atender aos pós-graduandos, a valorização do corpo docente e o aprimoramento da gestão escolar através da aquisição de software específico. “O projeto iniciado em 2015 se preocupou em reforçar o Poder Legislativo, seja com a capacitação do servidor da Casa, seja com o auxilio de capacitação ao Legislativo Municipal, por meio dos mais de vinte convênios firmados com as Câmaras Municipais”, afirma o diretor.

Para 2016, a Escola do Legislativo prevê a inclusão de dois novos cursos de pós-graduação, além de novas turmas dos cursos já existentes e a ampliação de convênios e parcerias. O investimento em mídias digitais também é uma aposta para este ano, através do lançamento do Portal do ILP e uso das redes sociais. “Pretendemos implementar ainda um setor de Pesquisa Legislativa, inspirando em exemplos de sucesso como na Assembleia Legislativa de Minas Gerais”, declara Carlos Russo.