Escola da Assembleia e UFRN iniciam mestrado em Gestão pública

19/02/2016

O seminário “reconstruindo a agenda de pesquisa em gestão de pessoas no setor público brasileiro”, ministrado pelo professor da Universidade de São Paulo, doutor Fernando Coelho, marcou nesta quarta-feira (17) o início do curso de mestrado oferecido pela Escola da Assembleia em parceria com a UFRN. A aula inaugural foi realizada no auditório do Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal.

“Estar aqui é a realização de um sonho pessoal. Venho de uma infância humilde e jamais imaginaria que estaria cursando mestrado na Universidade Federal. Agora quero aproveitar para me capacitar, melhorar o meu serviço e também quero aplaudir a Assembleia e o Instituto do Legislativo Potiguar pela oportunidade”, afirmou o mestrando, Alan Castilho, servidor da Assembleia Legislativa.

A funcionária pública Luci Dantas compartilha do mesmo sentimento. “Fui da primeira turma da especialização em Gestão Pública da Escola da Assembleia e, agora, fazer o Mestrado é um sonho que se concretiza. Sem citar a valorização profissional e a elevação da autoestima por ter uma qualificação em uma universidade de excelência”, comemorou.

A oferta do curso para os servidores da Assembleia Legislativa é uma iniciativa pioneira. “Nos empenhamos bastante para viabilizar, junto com a UFRN, esse mestrado profissional. Um trabalho de planejamento e execução que envolveu uma equipe dedicada, que incluiu a professora Maria Arlete e o professor Tiago Dias. Por meio da Escola da Assembleia, o ILP, essa ação tornou a Assembleia do RN a primeira Casa Legislativa do Brasil a oferecer uma pós-graduação stricto sensu. Esse grande passo no desenvolvimento humano da Assembleia Legislativa só foi possível pela dedicação do Presidente Ezequiel Ferreira, do Secretário Geral Augusto Viveiros e da Secretária Administrativa, Dra. Dulcinéa Brandão”, ressaltou Carlos Russo, diretor administrativo do ILP e um dos responsáveis pela execução do convênio para o Mestrado.

É a primeira vez que a UFRN trabalha numa parceria acadêmica com o Legislativo. “O aprendizado será mútuo e esperamos que os trabalhos de conclusão sejam de intervenção no setor público, além, claro, de amplificar a atuação de cada um deles. Esse curso foi uma atitude louvável da Escola da Assembleia e vai além do que é comum, que é a oferta de cursos de extensão ou capacitação técnica”, destacou o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da UFRN, Tiago Dias.

O mestrado em Gestão Pública do ILP foi criado em 2015, com a assinatura do termo de parceria pelo presidente do Legislativo, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB). A ideia é buscar a qualificação de quadros para a administração pública. Os alunos do mestrado passaram por um processo seletivo no final do ano passado e todas as 06 vagas foram preenchidas, além da vaga de suplência, totalizando 07 servidores da Casa escolhidos, após realização de provas e apresentação de pré-projeto de dissertação.