Escola da Assembleia do RN vira referência nacional entre escolas legislativas

27/04/2016

Uma comissão formada por quatro representantes da Escola do Legislativo de Goiás, incluindo o diretor da instituição, veio a Natal nesta quarta (27) para conhecer a estrutura e o funcionamento da Escola da Assembleia RN. A instituição já é considerada modelo de referência nacional pela qualidade e quantidade de cursos ofertados, tanto para servidores da Assembleia, como também para a comunidade em geral.

“Nosso principal objetivo com essa visita técnica é buscar informações e levarmos para a nossa Escola da Assembleia de Goiás a experiência da Escola da Assembleia daqui. Buscamos crescimento e, entre as Escolas de todo Brasil, tivemos referências do Instituto Legislativo do Rio Grande do Norte, que tem se destacado pela atuação. Estamos impressionados com a grade de cursos, a estrutura, a comunicação, a equipe de trabalho, a administração. Realmente, a nossa vinda está sendo bastante proveitosa”, destacou o diretor da Escola de Goiás, Carlos Henrique Santillo.

Criado pela Resolução de nº 003/2003, o Instituto Legislativo Potiguar, hoje conhecido como Escola da Assembleia, iniciou suas atividades de ensino e extensão a partir de 2008. Sua missão é promover uma educação legislativa de excelência, contribuindo - através de serviços educacionais - para a formação política, cidadã e profissionalizante dos agentes do Poder Legislativo e da comunidade, por meio de cursos de formação escolar, de cursos livres profissionalizantes e de outras formas de capacitação técnica e pessoal, de atualização e de treinamento.

“A Escola da Assembleia cresce e se fortalece a cada dia. Neste primeiro semestre de 2016 estamos oferecendo 259 atividades acadêmicas, que incluem cursos, palestras, oficinas, pós-graduações e mestrado. São cursos de excelência, certificados e inteiramente gratuitos. Agora no mês de abril, atendendo a determinação do presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira, foi publicada mais uma portaria criando Oficinas Técnicas de Capacitação do Servidor da Assembleia Legislativa. O objetivo é melhorar a produção na administração pública”, explica o diretor geral da Escola da Assembleia RN, Carlos Russo.

As oficinas já começaram. São 75 ao todo e o público alvo são os servidores da Assembleia. O formato é mais prático e participativo. A proposta inclui temas como gestão de pessoas, capacitação interdepartamental, avaliação de desempenho, desenvolvimento de equipe, liderança e motivação, ações estratégicas futuras, elaboração e gestão de contratos e licitações, capacitação em licitação e contratos, termo de referência, planejamento Estratégico, elaboração de projetos, fluxo processual, indicadores e inovações na gestão pública, conceitos de introdução ao governo e orçamento público, e outras atividades necessárias aos setores do Poder Legislativo.

“Estamos impressionados com a quantidade de cursos oferecidos, a qualidade do trabalho e a abrangência. A Escola da Assembleia Rio Grande do Norte realmente tem muito para oferecer, inclusive para as demais Escolas Legislativas. Vamos levar muitas informações valiosas que vão nos ajudar a desenvolver a Escola da Assembleia de Goiás. Estão de parabéns!”, comentou chefe da Seção Administrativa da Escola de Goiás, Hernesto Lins.

Amanhã (quinta, 28), a comitiva de Goiás estará na sede da Assembleia Legislativa e será recebida pelo presidente, Dep. Ezequiel Ferreira de Souza.