Mestrandos da Escola da Assembleia e UFRN debatem Gestão Pública

03/05/2016

Uma revolução está em andamento no cotidiano das repartições públicas. De acordo com a presidente da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, Regina Pacheco, desde 1995, quando o governo se dispôs a promover a transformação da administração burocrática em um serviço público mais voltado para o cidadão, muitas mudanças já começaram a acontecer.

Esses avanços serão apresentados durante o II Colóquio Sobre Gestão Pública, realizado pela UFRN, dentro do programa de Mestrado que realiza em parceria com a Escola da Assembleia RN, na próxima quinta-feira (05/05), no auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (Nepsa), no Campus Central da Universidade.

“Até aqui só ouvíamos queixas, reclamações, ataques ao serviço público. E o que se vê é uma micro revolução no cotidiano das repartições. Quando, em 1995, se introduziu na agenda do país a idéia de acabar com a administração burocrática, através da reforma do estado do presidente Fernando Henrique, isso parecia uma grande novidade. Hoje, o que a gente vê pelas experiências inscritas e premiadas é que muita coisa está sendo implementada. De simples ideias a revisões completas da instituição, onde se discute qual sua missão, sua contribuição para um serviço público mais ágil e eficiente. Há uma disposição de rever o processo de trabalho, a maneira de gerenciar com os mesmos recursos, mas prestando um serviço de maior qualidade, mais ágil, mais satisfatório para o próprio servidor público, que vê sentido do no seu trabalho”, acredita Regina Pacheco.

O colóquio vai debater também iniciativas como a de premiar experiências exitosas no serviço público. Já que se busca identificar e divulgar o servidor, a equipe, aquele grupo que implementou uma melhoria em seu setor, para que outros grupos se animem a fazer a sua mudança ou utilizar aquela ideia, e assim oferecer um serviço de melhor qualidade. Isso, segundo Pacheco, “engrandece o servidor e é um ganho para o cidadão brasileiro”.

A palestra sobre as inovações será na quinta (05), a partir das 15h30 e encerra o evento que tem como objetivo refletir sobre as inovações na gestão pública tendo como foco as questões: Como o Estado vem promovendo as inovações como agente indutor? Quais as experiências de inovações públicas nas quais o Estado é o próprio inovador? Que lições podem ser aprendidas com a incorporação do aspecto da inovação na gestão pública?.

Serviço:

II Colóquio Sobre Gestão Pública

Palestra: Inovações e avanços na Gestão Pública – Prof. Regina Pacheco

Local:  Auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (Nepsa), no Campus Central da Universidade.

Data: quinta (05/05)

Confira a programação completa:

1° Dia (04/05)

09h30min – Cerimônia de Abertura

10h – Gobierno Abierto: avances y desafios – Prof. José A. Hernandéz-Bonivento – Investigador del Instituto Chileno de Estudios Municipales de la Universidad Autónoma de Chile (ICHEM/UA) e Consultor da OEA

15:30 às 18h30min – Mesas-redondas: Política Pública para Empresas de Base Tecnológica: o Programa Startup Brasil (Vitor Andrade – Gestor do Programa Startup Brasil) e Iniciativa Privada, Governo e Universidades: o caso do Porto Digital, Recife-PE (Heraldo Ourem Ramos Neto – Superintendente de Projetos de Inovação do Porto Digital)

2° Dia (05/05)

9:30h às 12h30min – Mesas-redondas:  Governança, Inovação e Desempenho no Judiciário (Prof. Adalmir de Oliveira Gomes – PPGA/UnB) e Lei de Acesso à Informação e Transparência: os Tribunais de Contas da Região Nordeste (Prof. Hironobu Sano – PPGP e PPGA/UFRN).

15:30 às 18h30min – Conferência de Encerramento – Inovação e qualidade na gestão pública brasileira: lições da última década (Profa. Regina Pacheco – MGP/EAESP/FGV).