Escola da Assembleia e FECAM assinam convênio

07/07/2016

Representantes da Escola da Assembleia, Escola de Contas do TCE/RN, Federação das Câmaras Municipais/RN (FECAM/RN) e Federação dos Municípios do RN (FEMURN) estiveram reunidos, na tarde desta quarta (6), na sede da Escola da Assembleia, para definir uma ampla parceria de cooperação entre as instituições. A união irá criar um novo cenário de possibilidades de qualificação, com o objetivo de levar as ações do legislativo estadual para dentro das câmaras municipais do Estado, estreitando a relação.

Na ocasião, foi assinado acordo de cooperação entre a Escola da Assembleia e a FECAM, que possibilitará o intercâmbio de professores, estudantes e técnicos administrativos dessas instituições visando a realização de atividades voltadas à pesquisa, ensino, extensão e gestão universitária. Bem como: organização de eventos acadêmicos, científicos e culturais; cursos dos mais diferentes níveis e categorias; consultoria técnica; intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, científicas e culturais; e facilitação do acesso à infraestrutura informacional e laboratorial das instituições.

“Esse acordo de cooperação com a FECAM vem ao encontro do nosso pensamento, que é o de levar as nossas ações para o maior número possível de câmaras municipais do Rio Grande do Norte. Hoje temos cerca de 30 convênios, com a assinatura desse acordo, não tenho dúvida alguma, de que num breve espaço de tempo, esse número aumentará consideravelmente”, enaltece Carlos Russo, diretor da Escola da Assembleia.

Para o diretor executivo da FECAM, Emídio Pereira, a parceria elevará o nível de qualificação dos servidores das casas legislativas municipais do RN. “É uma satisfação imensa para a nossa federação, a assinatura desse documento. Através dele estaremos ofertando uma vasta gama de excelentes cursos de qualificação para os servidores e vereadores das câmaras de todo o Estado. Estaremos assim, atingindo o objetivo comum de levar os serviços do legislativo estadual, por meio da Escola da Assembleia, para os ambientes dessas casas legislativas municipais”, afirmou.

O diretor da Escola Potiguar de Gestão da Federação dos Municípios do RN – (FEMURN), Walter Fonseca, também presente à reunião, exaltou a união das instituições, como instrumento eficaz à elevação do nível de qualificação dos gestores públicos potiguares, com a finalidade de melhor atender o cidadão. “Esse avanço funcional na qualificação dos nossos gestores será, sem dúvida alguma, revertido à população. Esse é nosso grande objetivo. Estamos muito felizes em participar desse novo contexto”.

Marlúzia Saldanha, coordenadora geral da Escola de Contas do TCE/RN, assim como os demais presentes ao encontro, enalteceu os benefícios a serem oferecidos pela união de forças das instituições reunidas na parceria. “Essa união de forças facilitará a execução do processo de capacitação dos servidores contemplados, a partir da oferta de cursos sob a responsabilidade das Escolas. Outros aspectos, de fundamental importância, serão os de atendimento às demandas e a integração dos esforços e recursos das instituições envolvidas”.