Escola faz doação de livros durante abertura do Projeto Convite à Cultura

20/07/2016

A Escola Estadual Francisco Barbosa não apenas trouxe os alunos para participarem da abertura do projeto Cultural Convite à Cultural, na Escola da Assembleia. A instituição de ensino também foi presentada com livros sobre arte, poesia, cultura e história do Rio Grande do Norte.

“Estamos muito felizes com o convite e a oportunidade de participar de um momento cultural tão rico. Poder trazer os alunos da nossa escola para vivenciar e aprender mais sobre a vida e a obra desses escritores já é uma experiência ímpar e ainda voltar pra São José de Mipibu levando esses livros doados para nossa biblioteca é realmente maravilhoso e me deixa até emocionada”, agradeceu a coordenadora pedagógica da Escola Francisco Barbosa, Wedna Carvalho.

Para os estudantes, a participação no evento da Escola da Assembleia abre portas para novas oportunidades. “Já achei muito bom estar aqui, pois a Escola da Assembleia está dando oportunidade para estudantes de escolas públicas saírem da rotina da sala de aula para novas experiências como essas palestras que tivemos hoje. E fiquei ainda mais animada por saber que todos ainda podem fazer cursos gratuitos oferecidos pela Escola, inclusive à distância, ou até no nosso próprio município", comentou a estudante.

Os cursos gratuitos da Escola são abertos ao público, em sua grande maioria. A realização de atividades acadêmicas no interior do Estado também é uma realidade possível por meio de convênios entre as Câmaras Municipais e a Escola, com apoio e parceria da Federação das Câmaras - FECAM.

Os municípios que assinam convênio também são beneficiados com a escolha das escolas da rede pública para doação de livros, como a que ocorreu hoje, e participação de alunos nos cursinhos e aulões preparatórios para o Enem que a Escola da Assembleia realiza. Todas essas atividades atendem o direcionamento da Associação Brasileira das Escolas Legislativas – ABEL que orienta as instituições sobre a ampliação do trabalho social.

“O Convite à Cultura é mais uma ação social que a Escola da Assembleia passa a realizar a partir de agora. Já temos o Projeto Poder da Cidadania que leva educação e arte para dentro das escolas da rede pública, e agora, com esse novo projeto, queremos trazer os estudantes e a comunidade em geral para dentro da Escola da AL, com mais atividades e mais inclusão social. Essa, inclusive, é uma das metas do planejamento estratégico que vem sendo desenvolvido na gestão do presidente da Assembleia, Dep. Ezequiel Ferreira de Souza”, pontuou o diretor geral Carlos Russo.