AL homenageia criação do Conselho Regional de Educação Física

02/09/2016

Completando um ano de criação em nosso Estado, o Conselho Regional de Educação Física receberá homenagem na Assembleia Legislativa, em solenidade que vai se realizar às 9h30 desta sexta-feira (9), numa iniciativa do deputado Hermano Morais (PMDB).  Na oportunidade, também será realizada a entrega da comenda Sebastião Cunha aos profissionais que durante anos se empenharam pela autonomia da profissão.

“O acompanhamento de um profissional qualificado é fundamental para quem quer ter uma vida mais saudável e não sofrer com problemas de saúde no futuro. Mas, não apenas nas academias e clubes que são necessários profissionais gabaritados. O trabalho tem que ser bem desenvolvido desde a escola e com atividades realizadas em praças e vias públicas”, afirma o deputado Hermano Morais

Somente no primeiro semestre de 2016, o Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Norte realizou 787 visitas de Orientação e Fiscalização em academias, escolas e clubes de 65 cidades para tentar coibir a prática irregular da profissão.

A Educação Física foi regulamentada pela lei 9.696 de 1º de setembro de 1998, sendo instituído o Sistema CONFEF/CREFs - Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física, em novembro do mesmo ano, quando foram eleitos os primeiros Conselheiros Federais.

Aqui no RN, no início eram os próprios Conselheiros que custeavam as despesas com viagens e hospedagens para as reuniões Plenárias e Comissões. Em 2010, assumiu a presidência do CREF10/PB-RN o professor Francisco Borges de Araújo, caicoense, reeleito em 2012, contando com os conselheiros Elizabeth Jatobá, Roberto Cabral, Hideraldo Santos e Evândalo Macedo.

A seccional RN, submetida ao conselho paraibano, passou a desenvolver um bom trabalho, o que fez com que a presidência solicitasse ao Conselho Federal a criação do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Norte.

Foi assim que em 9 de setembro de 2015, há exatamente um ano, o Conselho Federal publicou a Resolução CONFEF nº 284, criando o Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região – CREF16/RN.

Sobre Sebastião Cunha

Natural de Caicó/RN, Sebastião Cunha, seja na academia ou com o exemplo de trabalho, inspirou toda uma geração de aprendizes e profissionais, destacando-se o seu vasto currículo de contribuições. Não por menos, sempre faz questão de enfatizar o seu triunfo por ter conseguido motivar vários alunos no prosseguimento de uma tarefa árdua, porém gratificante, a de educar pelo esporte.

Sua história de trajetória profissional, de fato, coincide com o período em que foram lançadas as bases para a regulamentação da profissão de educador físico em âmbito nacional.

De vasto currículo, Sebastião Cunha tem três formações acadêmicas diferentes: Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil – Rio de Janeiro / RJ; Cirurgião Dentista pela Faculdade de Odontologia da UFRN – Natal / RN e possui também Licenciatura Curta em Matemática pelo Curso de CADES  –  Recife / PE.

Mais especificamente no campo da Educação Física, o homenageado foi Fundador da Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Formação Odontológica de Natal, posteriormente transformada na FNDU; Coordenador do processo de transformação do setor de Esportes da SEEC / RN em  Departamento de Educação Física e Desporto – DED – atualmente CODESP e Coordenador do Curso de Educação Física da UFRN que conseguiu obter o reconhecimento do mesmo.