Willy Saldanha foi o 52º Presidente da Assembleia

17/11/2016

A morte do ex-deputado estadual Antônio Willy Vale Saldanha, aos 78 anos, nos remete ao restaurante Kasarão, anos 70, onde eram decididas várias votações importantes no legislativo potiguar. O ilustre parlamentar seridoense, nascido em Jardim de Piranhas, integrava a conhecida “Bancada do Kasarão”, e sua eleição para a Presidência da Assembleia Legislativa, em 1985, passou pelo grupo que frequentava o famoso bar/restaurante, tempos da Assembleia que funcionava no mesmo endereço do antigo IPE, hoje IPERN, na Jundiaí.

Willy Saldanha foi duas vezes vereador em Jardim de Piranhas e exerceu quatro mandatos consecutivos de deputado estadual a partir de 1974. Nos 16 anos na Assembleia dedicou sua atuação parlamentar principalmente ao Seridó – estradas, implantação de comarcas, açudagem, eletrificação urbana e rural, investimentos primários, educação, saúde, crédito agrícola e demais temas ligados à agropecuária.

SALDANHA

A presença da família Saldanha no parlamento estadual data do século dezenove (1874), com o mandato do bacharel Francisco da Silva Saldanha. No século vinte, Benedito Dantas Saldanha, irmão de Plínio (Marinheiro Saldanha, pai de Willy), exerceu mandatos na Assembleia a partir da Constituinte de 1936. Beni, como era mais conhecido Benedito Saldanha, dono de terras nos municípios de Campo Grande e Caraúbas, também foi prefeito (nomeado) de Apodi.

Nos anos 50/60, exerceu mandatos no parlamento estadual o ex-deputado Manoel Veras Saldanha, com forte influência política no Médio Oeste. Foi eleito deputado federal no pleito de 1966.

Texto: Aluísio Lacerda

Fotos: João Gilberto