17/04/2017
A educação cidadã terá espaço na Assembleia Legislativa com novas ações no Rio Grande do Norte. Essa foi a definição do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) que recebeu na manhã desta segunda-feira (17) o juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira, representantes do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC) que vieram pedir apoio para a implantação do projeto Parlamento Cidadão na Escola. Após ouvir a explanação dos integrantes do PROBEC, o parlamentar manifestou o apoio da Casa para a implantação desse Programa, que tem por objetivo fortalecer o exercício da cidadania.
“Esta casa não pode ficar de fora desse Projeto, que tem por objetivo ensinar valores éticos de compromisso com a coletividade e com os indivíduos, baseado em relacionamento de respeito às diferenças individuais, direitos e deveres do cidadão, igualdade de oportunidade e de tratamento independentemente de etnia, gênero e classe social”, afirmou o deputado Ezequiel Ferreira.
O juiz Jarbas Bezerra, que foi idealizador e é o coordenador do PROBEC lembrou que o Rio Grande do Norte é pioneiro entre todos os Estados do Brasil ao instituir um mês e um dia voltados à cidadania.
“A proposta do mês da cidadania foi enviada ao Governo do Estado que submeteu a Assembleia Legislativa, onde foi aprovada a Lei Complementar 494/2013 que instituiu setembro como sendo o “setembro cidadão” e no dia 10 desse mês é comemorado o Dia Estadual da Educação Cidadã. Além disso, em 2015 foi aprovada lei nesta Casa, numa propositura do deputado Ezequiel Ferreira que determina que as escolas públicas e privadas do Estado adotem atividades de cidadania. Não podíamos deixar que a Lei ficasse apenas no papel”, afirmou Jarbas Bezerra.
O juiz sugeriu ao presidente da Assembleia Legislativa que leve o Memorial da Casa para fazer exposição dos seus arquivos em um local de grande frequência de público, como um Shopping Center para levar a história do Legislativo e do Estado para mais perto do povo.
A advogada Lígia Limeira, que há 14 anos trabalha com a cidadania, disse que é preciso trabalhar o tema em sala de aula, pois é preciso que se tenha um povo consciente.
“A nossa ideia é mostrar como o Rio Grande do Norte está avançado nessa área da Educação Cidadã e é preciso que isso seja levado ao conhecimento do País. O RN é a terra da Cidadania”, Afirmou Lígia acrescentando que o Projeto já trabalha em oito municípios e em um quarto das escolas da rede estadual, com vários conteúdos. O programa vai chegar a mais 12 municípios, em parceria com os novos gestores.
Também participou da reunião o secretário geral da Assembleia Legislativa, Augusto Carlos Viveiros.
Álbum de fotos