Cursos de Pós-graduações iniciam novos módulos

08/05/2017

Com encerramento dos primeiros módulos, a Escola da Assembleia informa a toda comunidade acadêmica o retorno das aulas de pós-graduações. Nesta segunda-feira (8), serão retomados os cursos de "Gestão Eficaz no Serviço Público", "Gestão Pública", “Poder Legislativo e Políticas Públicas", com as seguintes disciplinas:

·         Dinâmica do Processo Legislativo

Em “Dinâmica do Processo Legislativo”, o professor Arlley Andrade vai falar sobre a organização do Legislativo, seus órgãos e competências. O regimento interno e o equilíbrio entre maioria e minoria. O controle jurisdicional do processo legislativo. Tempo e processo legislativo. As fases do processo legislativo. Regras e controvérsias sobre iniciativa legislativa. Trabalho das Comissões e os mecanismos de interação com a sociedade. O poder de emenda. Regimes de votação. Veto, sanção e promulgação. Inflação legislativa e a pluralidade dos pólos enunciadores do direito (agências reguladoras, conselhos setoriais etc).

·         Parlamento e Políticas Públicas

No “Parlamento e Políticas Públicas”, o professor Nilo Ferreira Pinto Júnior vai mostrar as políticas públicas e a relação entre ação governamental e processos políticos. Teorias, modelos e conceitos de análise das políticas públicas. Utilização de modelos na análise de políticas públicas. Ação governamental e o ciclo de políticas. Competências e articulação entre os níveis de governo. Estudo de caso sobre a formulação, desenho, gestão, financiamento e controle público de uma política setorial. Ferramentas para o acompanhamento e avaliação de políticas públicas. Princípios constitucionais. Controle da administração pública e responsabilidade de agentes públicos. Avaliação de programas governamentais pelo Legislativo. Fiscalização contábil, financeira e orçamentária. Sistemas de informações orçamentárias, financeiras e patrimoniais. Políticas públicas e fiscalização parlamentar.

·         Indicadores de Desempenho na Gestão Pública:

Já na disciplina “Indicadores de Desempenho na Gestão Pública”, o professor Marcos Fernando Machado de Medeiros vai mostrar contextualizar a Administração Pública e introdução de mecanismos de gestão por resultados: Reforma do Estado; Contratualização de Resultados; Monitoramento e avaliação no ciclo de gestão; Dimensões de economia, eficiência, eficácia, efetividade, nível de serviço e satisfação; Indicadores de desempenho. Conceito, atributos e propriedades. Benchmarking e Sistemas de Monitoramento. Painel de controle.

·         Gestão de Pessoas

O professor Thiago Ferreira Dias, em “Gestão de Pessoas”, vai falar sobre  Origens e Evolução da Gestão de Pessoas no Brasil. Histórico de gestão de pessoas e das relações de trabalho no setor público. Interação entre pessoas e organizações. Entendendo o comportamento: Motivação, trabalho em equipe, comunicação e gestão de conflitos. O sistema de Gestão de Pessoas e seus subsistemas: Descrição e Análise de cargos, recrutamento, seleção e adequação de perfil ao cargo, Pessoas. São Paulo: Saraiva, 2005 ASSIS, Marcelino Tadeu de. Indicadores de Gestão de Recursos Humanos: Usando indicadores demográficos, financeiros e treinamento e desenvolvimento de pessoas e avaliação de performance e feedback. Clima organizacional. Temas contemporâneos em gestão estratégica de pessoas.

·         Planejamento e Gestão Estratégica II Ementa

E por último, o docente Célio da Costa barros vai mostrar Conceitos e modelos de planejamento governamental e organizacional, conceituação e evolução teórica da estratégia nas organizações; modelo de planejamento público: plano plurianual e a integração planejamento, orçamento e estrutura de planejamento estratégico; o processo de administração estratégica na perspectiva da gestão; modelo de gestão pública; estudo da estratégica da nova gestão pública orientada para resultados.

PODER LEGISLATIVO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Nesta segunda-feira (8), a Escola também dá inicio a turma da pós-graduação, em Poder Legislativo e Políticas Públicas 2017.1. A turma conta com seis alunos, entre eles, a deputada Estadual Márcia Maia e as aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 20h às 21h40min, na sede da Escola.