Parlamento Mirim realiza primeira sessão de 2010

31/05/2010

Na tarde desta segunda-feira, 31, os deputados mirins realizaram no plenário da AL, a primeira sessão ordinária deste ano, escrevendo mais um capítulo na história do Parlamento Mirim Estadual, que tem o objetivo de estimular os jovens a conhecer o funcionamento do Legislativo, além de despertar a consciência cidadã.

A sessão foi presidida pelo presidente da Mesa Diretora, deputado Evandro Irvinning, pela 1ª secretária Joceane Borges e pela 2ª secretária Fernanda de Oliveira.
Na oportunidade, os parlamentares mirins apresentaram alguns projetos e discutiram problemas da sociedade norte rio-grandense, como falta de segurança e educação.

No início da sessão, a deputada Débora Santos falou sobre a importância do voto. Para ela, este é um ano muito importante, já que aos 16 anos irá votar pela primeira vez. “Estou aqui para falar de algo sublime que é a manifestação democrática e livre do nosso povo. O dia três de outubro está se aproximando e eu estarei votando pela primeira vez, exercendo a minha cidadania com muito orgulho. Espero que deixemos de lado a descrença política. O político ideal não existe, mas podemos escolher os que melhor nos representam”, afirmou.

Em seguida a deputada Myrna Karenina especificou o projeto de reforma da escola Winston Churchill, de sua autoria, apresentado na sessão anterior. A jovem também aproveitou a ocasião para apresentar o projeto “Samuzinho”, que oferece saúde para crianças e adolescentes que cursam o ensino fundamental.

Durante a sessão, o deputado Paulo Henrique abordou um tema que foi bastante discutido pelos deputados. O parlamentar mirim levantou a questão do sistema de blocos no ensino das escolas públicas do estado. Em seguida, vários deputados discutiram sobre o assunto e apoiaram o deputado.

“Também gostaria de falar sobre o sistema de blocos nas escolas públicas, também sou contrária a isso. Há pessoas que vão fazer o ENEM em outubro e não estão tendo aula de português, que é essencial para a aprovação no exame. Concordo que isso deve ser acabado pela secretaria de educação”, ressaltou a deputada Débora Santos.

A deputada Fernanda Maia também fez um apelo sobre o sistema de blocos. “ Não é um sistema adequado para a educação dos alunos. O aluno prestes a fazer vestibular de repente tem uma educação quebrada, dividida. Isso dificulta mais ainda a entrada deles em uma universidade. É uma questão a ser revista com certeza”.

A deputada Jocelene Borges apresentou projeto que dispõe sobre a expansão do teste da orelhinha nos hospitais públicos do RN. Na área de segurança, a jovem parlamentar Fernanda Oliveira, pediu o encaminhamento do projeto Transporte Seguro.

Bárbara Maia disse que este ano também irá votar pela primeira vez. A deputada afirmou que estava faltando uma visão jovem sobre a política e que eles podem fazer a diferença não só na hora do voto, mas também na hora de aprovar as matérias.

Ao final da sessão, o presidente do parlamento Mirim agradeceu a criação do projeto e ressaltou o importante papel que eles desenvolvem na sociedade. “Quero agradecer mais uma vez o projeto da deputada Márcia Maia, que o presidente da AL, deputado Robinson Faria aprovou. Esse projeto me fez reconhecer o trabalho de um deputado e de como o meu voto é importante. Quero dizer também que de forma alguma podemos usar o parlamento mirim apenas para apontar culpados. Devemos sim, trazer sim reclamações mas com o objetivo de encontrar soluções, para fazer a nossa parte”, concluiu o deputado Evandro Irvinning.

A próxima sessão ordinária do parlamento mirim acontece no dia 18 de junho, às 10h.