Selo Unale

Memorial

APRESENTAÇÃO

 A criação de espaços de preservação de Memória, pelos Poderes Públicos possibilita a compreensão da história  dos vários tempos e  espaços que nele estão contidos,  e permite ao cidadão uma compreensão das mudanças coletivas e individuais ocorridas ao longo da  história.

Percebendo esta necessidade, o Presidente da Assembleia, através da Mesa Diretora, e pela Resolução 055/2009, resolveu  implantar o Memorial  do Legislativo Potiguar.

JUSTIFICATIVA

Para que o papel dos Poderes Legislativos Estaduais seja conhecido, nada mais significativo do que a organização de um Memorial que possa resgatar a sua atuação histórica, socializar as informações numa disposição de temporalidade, permitindo a visualização de permanências e transformações das experiências coletivas do povo do Rio Grande do Norte. O Memorial será muito mais que um prédio, ou uma coleção do seu acervo, será a referência de um Poder que Legisla em prol dos cidadãos. Lugar por onde passam as decisões e são registradas nos documentos que formam a história do Estado. 

OBJETIVOS

Promover o resgate e a divulgação da história do Poder Legislativo Estadual, contribuindo para o desenvolvimento da história política, administrativa e cultural do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Disseminar a memória  urbana através de ambientação cultural-educativa, organizada em sistemas integrados de documentação e informação, acessíveis ao público, garantindo a sua apreciação por atuais e futuras gerações.

PERFIL DO MUSEU

O Memorial do Legislativo Potiguar, tem uma perspectiva inclusiva e participativa, buscando atingir a valorização da História do Poder Legislativo do Rio Grande do Norte, particularmente no papel social da Casa Legislativa no desenvolvimento da cidadania.

Pretende-se socializar o patrimônio e revitalizar valores de memória e de pertencimento que podem possuir características e uma historicidade que permitem outras formas de análise da sua proposta. Seu discurso pode ser compreendido como diferenciado e aberto a uma revisão constante.

Utilizando-se da interdisciplinaridade entre a história do Brasil e do Rio Grande do Norte, paleografia, arquivologia, museologia, e artes visuais a equipe trabalha no sentido de criar ambientação cultural-educativa, organizada em sistemas integrados de documentação e informação, acessíveis ao público, garantindo a sua apreciação por atuais e futuras gerações.

LINHA DE PESQUISA

  • 1835 -1930 – Do Império a República Velha
  • 1947 – 1964 – Da Era Vargas a Ditadura Militar
  • memória e ação.
  • A Assembleia e suas Sedes
  • As Mulheres na Política do Rio Grande do Norte: pioneirismo
  • Câmara Cascudo no contexto literário – Livro - A Historia da ALRN.
  • Legislatura atual – espaço físico e ocupação política
  • Painel dos Presidentes das Mesas Diretoras (1835 a 2014)
  • ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS (Revista em tropas – Mensagem do Presidentes da ALRN – Mensagem dos Governadores do RN e Votação em Plenário.
  • 1970 a 2014 – Da Ditadura ao Crescimento Econômico

PROGRAMA DE HISTORIA ORAL

O Programa de História Oral será desenvolvido com as técnicas adequadas através de gravações de depoimentos que remetem a história da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte com acompanhamento de técnicos e documentalistas especializados e com apoio da TV Assembléia.

Gravações com os ex-deputados estaduais que foram testemunhas de episódios que marcaram a história brasileira com repercussões até os dias atuais, acontecimentos importantes na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que contribuíram para fazer a história do parlamento.

AÇÃO EDUCATIVA

O Projeto de Ação Educativa tem por finalidade a divulgação, a pesquisa e a preservação da história  do Rio Grande do Norte, particularmente a Assembléia Legislativa, remetendo-se ao período do Império e República até os dias atuais. Ele se destina ao público de profissionais da educação, alunos do ensino fundamental, ensino médio e superior.

O Projeto de Ação Educativa desenvolverá o Programa de Extensão Cultural em parceria com instituições da sociedade civil e do estado.

EXPOGRAFIA

  1. Entrada: Recepção
  2. Pinturas: o primeiro Presidente da Assembléia Legislativa do RN
  3. Painéis: cronologia (de 1835 a 2014)
  4. Pinturas das Sedes da Assembleia Legislativa e Maquete
  5. As Mulheres na Política do Rio Grande do Norte: pioneirismo
  6. Câmara Cascudo na ALRN - Livro
  7. Legislatura atual – os Deputados
  8. Maquete
  9. Quatro painéis com fotos
  10. Painel dos Presidentes da Assembleia Legislativa do RN
  11. Cenografia: gabinete antigo
  12. Campanhas Políticas: radio e tv antigos
  13. Painel e vitrine
  14. Quatro painéis: assuntos diversos
  15. Espaço Virtual
  16. Vitrines

FICHA TÉCNICA

  • Presidente de Implantação do Memorial: Bernadete  Batista de Oliveira
  • Projeto Arquitônico: Nara Rosado C. T. de Oliveira
  • Pesquisa Histórica e Produção de Textos: Aluisio de Lacerda, Bernadete Oliveira e Fábio Cortez.
  • Pesquisa de Acervo Arquivístico: Aluisio de Lacerda, Bernadete Oliveira, Francisca Maia e Fábio Cortez
  • Pesquisa de Acervo Museológico: Caroline Dantas,  Soélio Oliveira da Silva, Rita de Cássia Bezerra Amorim e Bernadete Oliveira
  • Artes Plásticas: Anna Oliveira
  • Administrativo: Carolina Dantas
  • História Oral: Aluísio  de Lacerda
  • Fotografia – Fábio Cortez
  • Biografias Parlamentares: Francisca Maia e Rita de Cassia Bezerra Amorim

 

Acesso Rápido