Selo Unale
Encerramento: Congresso de Comunicação destaca desafios da TV legislativa

07/02/2025

As discussões em torno da comunicação pública fortalecem a transparência, a participação cidadã e a democratização da informação, garantindo que a população tenha acesso a informações claras, imparciais e de interesse coletivo, especialmente na contribuição de um diálogo mais próximo entre o governo e a sociedade.

Nesta sexta-feira (7), aconteceu o encerramento do II Congresso Sudeste de Comunicação Pública, na Câmara Municipal de Campinas, São Paulo. O encontro reuniu especialistas, pesquisadores, gestores e profissionais da área para discutir os desafios e inovações na comunicação legislativa. Entre os destaques do evento, esteve a participação do presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) e Chefe da Divisão de Rádio e TV da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Gerson de Castro.

A programação teve início às 9h com um café de boas-vindas, seguida pela mesa-redonda "Conteúdo para TV Pública: Além da Cobertura Legislativa", que debateu a necessidade de ampliar a programação das emissoras legislativas, indo além das transmissões das atividades parlamentares. O debate contou com a participação de Dario (DJota) Carvalho (TV Câmara Campinas), Flavio Correa (TV Câmara Distrital), Gerson de Castro (ASTRAL/ALRN) e Mirna Abreu (TV Câmara Campinas), sob mediação de Vinícios Franzoni (TV Câmara Araras).

Para Gerson de Castro, é essencial que as TVs legislativas explorem novas linguagens e formatos para engajar a população. "A TV pública tem um papel fundamental na democratização da informação e na aproximação do cidadão com o poder legislativo. Precisamos inovar e oferecer conteúdo mais dinâmicos e acessíveis, que despertem o interesse da sociedade em geral para os temas que impactam diretamente suas vidas", destacou.

Na sequência, a palestra "Contratação de Agência de Publicidade: Desafios e Barreiras" trouxe um panorama sobre os entraves burocráticos e estratégicos do setor, com insights de Maurício Tonus Vargas (Câmara Municipal de Americana) e Fernando Martins (TCE-SP/Old Stock Race).

No período da tarde, o workshop "Experiência do Usuário (UX): O que é, Como Aplicar e Ganhos Esperados", ministrado por Viviane Delvequio (Serasa Experian), apresentou metodologias e práticas para aprimorar a relação das plataformas digitais das emissoras públicas com seus usuários, garantindo uma navegação mais intuitiva e eficiente.

O congresso também abordou a contratação de agências de publicidade e aprimoramento da experiência do usuário (UX) em plataformas digitais. O evento consolidou-se como um espaço essencial para fortalecer a transparência e a participação cidadã na comunicação pública.

O encerramento do congresso fortaleceu a transparência e a participação cidadã no cenário legislativo. Com a troca de experiências, ideais e conhecimento, o seminário se consolidou como um espaço importante para a evolução do setor. Um momento importantíssimo em que se estimula o compromisso com uma comunicação pública mais eficiente, acessível e estratégica. Que essas reflexões e aprendizados inspirem novas práticas na comunicação pública do Brasil!

 

 

 

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