Audiência Pública na AL debate Censo 2010

12/05/2010

"É impossível planejamento sem informação, sem dados. E para tudo no Brasil temos como referencia o Censo. Este novo Censo vai nos mostrar o país que temos hoje, e o que mudou nos últimos 10 anos". A frase do deputado Fernando Mineiro (PT) abriu o debate sobre a importância do Censo 2010, realizado pelo IBGE. O presidente nacional do IBGE, Eduardo Nunes, participou da audiência, e explicou a dimensão desta contagem. Segundo Eduardo o Censo 2010 que vem sendo planejado há 2 anos, deve visitar mais de 58 milhões de domicílios em 8,5 milhões de km. O levantamento vai contar com mais de 191 mil envolvidos só na visita de casas. No dia 30 de maio, cerca de 1 milhão de pessoas farão a prova do concurso público para recenseador. O Censo deste ano vai contar com novas informações como o tempo de deslocamento do trabalhador até o trabalho, ou do estudante até a escola. "Estes dados vão ser fundamentais para que cada prefeito invista melhor nas políticas de transporte", afirmou Eduardo Nunes. A importância dos dados para os municípios não passa só por estatísticas, mas também pela definição do coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios. O presidente da FEMURN, prefeito Benes Leocídio, pediu profissionalismo na coleta de dados por que isto pode fazer a diferença para que cada município tenha determinada quantidade de vereadores e de repasse. Os custos do Censo deste ano devem girar em torno de R$ 1,6 bilhão, um custo de R$ 8 por habitantes. "É um dinheiro muito bem gasto, e certamente será muito bem revertido em políticas públicas eficientes", afirmou Edurado Nunes. O trabalho de visita nas casas começa no dia 1º de agosto, e tem final previsto para outubro. O IBGE anunciou que os primeiros resultados do novo levantamento podem sair ainda em dezembro.