Diversidade de assuntos na sessão plenária do Legislativo

24/02/2010

A diversidade de temas na sessão ordinária de hoje, que só terminou depois das sete da noite, foi da liberação de recursos do orçamento geral do Estado, passou pela empregabilidade, o retorno do deputado Raimundo Fernandes-PMN ao plenário e terminou em uma preocupação maior: a greve da saúde pública que está se alastrando por todo o Rio Grande do Norte. Coube ao deputado e médico Paulo Davim-PV fazer o alerta: “Já passou da hora de o governo do Estado fazer uma reflexão do que está acontecendo na saúde pública. Os profissionais estão em busca de dignidade. Querem a implantação do Plano de Cargos e Salário que já foi aprovado, mas não está sendo cumprido. O movimento está tomando um rumo que os seus líderes não vão poder controlar”, afirmou. Em seu pronunciamento no Grande Expediente, o parlamentar disse que nesse impasse dos insolucionáveis problemas da saúde pública do Rio Grande do Norte quem paga é o pobre. “O gemido da dor é do pobre. O risco de morte é do pobre. Os ricos resolvem os seus problemas com planos de saúde e hospitais particulares. Ele disse ainda que nesta sexta-feira vai haver uma parada de 12 horas no setor da saúde pública estadual. Logo em seguida ao pronunciamento de Paulo Davim, a deputada Márcia Maia, PSB que estava presidindo a sessão disse que já houve muitas mudanças no setor de saúde do Estado e espera que governo e profissionais da área cheguem a um consenso para a saúde voltar a funcionar normalmente. Antes dessa intervenção, a deputada do PSB tinha feito um pronunciamento para registrar que a empregabilidade do Estado em janeiro foi positiva. O Rio Grande do Norte conseguiu recuperar os empregos de janeiro de 2009 e teve um saldo. Segundo a deputada, isso se deve aos investimentos feitos pela administração estadual, notadamente no setor de turismo. Já o deputado José Dias-PMDB voltou a criticar o volume de convênios que estão sendo remetidos pelo governo do Estado e fez um apelo ao chefe do Gabinete Silva, Vagner Araújo no sentido de que libere os recursos de suas emendas ao Orçamento Geral do Estado. A sessão também foi marcada pelo retorno ao plenário do deputado Raimundo Fernandes – PMN que pediu exoneração do cargo de secretário de Articulação com os Municípios. Ele disse que segue rigorosamente a liderança do deputado Robinson Faria, presidente regional do partido, que “é leal, correto e coerente. Não era importante nem justo ser secretário e praticamente fazendo oposição. O presidente do Legislativo Robinson Faria destacou a honradez e a dignidade de Vivaldo Costa, que estava ocupando a vaga de Raimundo e deu as boas vindas ao seu colega de partido no retorno ao plenário.