O Festival da Canção se consolida no seu segundo ano entre artistas e potiguares

29/12/2009

O Festival da Canção e da Cultura Potiguar (Festcap) é mais um dos projetos criados pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, idealizado pelo presidente da Casa o deputado Robinson Faria (PMN), com o intuito de complementar às outras ações já existentes na AL voltadas para cultural local. O principal objetivo é promover e divulgar a arte e a cultura do Estado, além de estimular a promoção de novos talentos da música. O Festcap é o resultado do sucesso da Assembléia Cultural, que já está em seu quinto ano e vem alcançando repercussão bastante positiva junto à população, tanto no meio artístico quanto entre a população. O Festival da Canção busca resgatar o clima dos antigos festivais de músicas dos anos 1960. O 1º Festival aconteceu no dia 24 de outubro de 2008, no Largo da Rua Chile, na Ribeira e já teve uma boa participação dos artistas e de público. No ano de 2008 o evento ocorreu nos municípios pólos de Natal, com representantes de Assú, Caicó, Santa cruz, Mossoró finalizando em grande estilo na zona Norte de natal no dia 17 outubro. E só nesse primeiro ano cerca de 250 artistas se escreveram. As fases eliminatórias foram realizadas em Parnamirim, Macau, Nova Cruz e Pau dos Ferros. Os três primeiros colocados na categoria estudante receberão os prêmios de R$ 3 mil, R$ 2 mil, R$ 1 mil e R$ 1 mil para o melhor intérprete. Na categoria geral a premiação será de R$ 4 mil, R$ 3 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil para o melhor intérprete. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robinson Faria, avaliou o evento como uma conquista não só para quem já tem seu espaço na cena cultural do Rio Grande do Norte, como também um incentivo aos novos talentos que vinham procurando a Assembléia Legislativa à espera de uma oportunidade para mostrar seu talento por já enxergarem na Casa uma instituição que tem colaborado com a cultura do estado. Segundo ano do evento foi marcado com emoção e alegria O ano de 2009 foi o ano de solidificação do sucesso do Festival teve cerca de 360 pessoas inscritas para concorrer em uma das categorias e ter a oportunidade de mostrar seu talento. Para concorrer à categoria ‘alunos’ 10 escolas participaram, no qual quatro estudantes levaram os troféus e de 1º, 2º e 3º lugares. Eles ainda concorrerão ao prêmio de melhor interprete. No grupo Geral quatro artistas foram premiados nas três primeiras colocações. A grande final do 2º Festival Canção desse ano aconteceu na noite da sexta-feira (11) de dezembro, na Praça do Largo Dom Bosco e, mais uma vez, contagiou o grande público que lotou o local. O evento percorreu as cidades de Parnamirim, Macau, Nova Cruz e Pau dos Ferros, chegando a Natal na grande final. Segundo Luci Dantas, coordenadora do projeto, essa segunda edição do Festcap superou em número de público e também na qualidade das canções. 'Elas estão bem mais trabalhadas', ressaltou. O evento teve início com uma apresentação da Escola de Samba Malandros do Samba, da Comunidade das Rocas. A cantora Lúcia Dantas também fez uma participação junto com a Escola de Samba. Além do cantor e compositor Julio Lima também abrilhantou o evento e aproveitou a oportunidade para fazer o lançamento do seu CD. Antes do início da festa, o deputado Robinson Faria, idealizador do projeto, subiu ao palco e falou sobre o Festival: 'A nossa Casa vive um momento de magia. Os finalistas estão hoje realizando um sonho, que também é o meu sonho e que está sendo realizado através do Festival da Canção. Eu era jovem e assistia os festivais pela TV e sempre tive vontade de dar essa colaboração para a cultura do RN. Este dia chegou para valer e chegou para ficar. O meu mandato como presidente vai terminar, mas desejo que este projeto não termine nunca', disse o presidente da AL. Estiveram presentes ainda a deputada Gesane Marinho; o sub-coordenador da área de música da Fundação José Augusto, Erivaldo Galvão (Babau), representando a Governadora do Estado e o presidente da Funcarte, Rodrigues Neto, representando a Prefeita de Natal. Os finalistas: Depois foi a vez dos estudantes subirem ao palco. Numa disputa acirrada, os 12 finalistas da categoria apresentaram suas canções. Para a escolha da música os jurados analisaram o contexto da letra, música e interpretação. Diante desses critérios, o primeiro lugar ficou com a música 'Coco na moçada', de autoria de Francinaldo Silva de Lima e interpretada por Gláucio Pedrubeu, da Escola municipal teatro Nereu, da zona norte. O segundo colocado foi Jady Ladiéri, da escola de santa cruz, que interpretou a música 'Parte de mim', de José Washington da Silva. Jady Ladiéri também ganhou premiação como melhor intérprete da categoria. O terceiro lugar ficou com a autora e intérprete Liane Emília Viana, da IFRN, que cantou a canção ' Na direção do vento'. As escolas dos finalistas também levaram prêmios. Cada escola recebeu um computador com impressora. Na categoria geral também se apresentaram 12 finalistas. Os vencedores foram a cantora natalense Nara Costa, que ficou em primeiro lugar com a canção 'Abraço do Mar', e também ganhou prêmio como melhor intérprete; em segundo Magnus Araújo com a música 'Rumo Certo' e a mossoroense Katharina Gurgel em terceiro, com a canção 'Saudade do mestre Batista'.