Balanço ILP

29/12/2009

O Instituto do Legislativo Potiguar-ILP apresentou aos setores administrativos da Assembleia Legislativa uma avaliação das ações que concretizaram a implantação da Escola do Poder Legislativo Estadual, e fez uma explanação do seu planejamento para o exercício de 2010. Criado em 2003 e reestruturado em 2008, o Instituto iniciou suas atividades em março de 2009, quando desenvolveu ampla campanha de divulgação de seus propósitos e dos serviços educacionais em todo o Estado, por meio do I Encontro do ILP com o Legislativo Municipal. Esse evento foi realizado em cinco cidades-polo- Natal, Nova Cruz, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros, nas quais reuniu cerca de 700 pessoas, entre presidentes de Câmaras Municipais, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, servidores municipais, agentes políticos e lideranças comunitárias. Nessa campanha de sensibilização de sua clientela – servidores públicos legislativos da Assembleia Legislativa (prioritariamente) e das Câmaras Municipais, o ILP fez um levantamento das necessidades de treinamento, o que motivou o planejamento dos primeiros serviços educacionais a serem implantados, decidindo-se pela oferta de cursos livres nas áreas de capacitação, atualização e treinamento. No período de agosto a novembro de 2009, foram oferecidos 37 cursos (considerando que alguns deles foram realizados duas vezes), beneficiando 609 servidores beneficiados. Assim distribuídos: agosto – 12 cursos, 180 beneficiados; setembro – 10 cursos, 136 beneficiados; outubro – 5 cursos, 115 beneficiados; novembro- 10 cursos, 181 servidores beneficiados. Os cursos ministrados são: Administração Legislativa, Desenvolvimento e Trabalho em Equipe, Fundamentos de Gestão Pública, Língua Portuguesa (aperfeiçoamento linguístico e atualização ortográfica, e redação oficial), Introdução à Microinformática, Word, Excel, Power Point e Excel Avançado, Qualidade no Atendimento o Público, Comunicação – a Arte de Viver, Prática Legislativa- Aspectos Constitucionais, Atividades de Assessoramento – plenário, comissões e setores administrativos, Treinamento Comportamental: Ética e Cidadania no Trabalho, além dos cursos de Processo Legislativo e Ética e Cidadania para os Parlamentares Mirins. METAS O ILP definiu duas grandes metas para 2010: implantar o curso de Pós-Graduação Lato Sensu, para cuja oferta foi credenciado pelo Conselho Estadual de Educação; e dar início aos eventos e projetos integradores com a comunidade. Como eventos, serão realizados conferências, simpósios, palestras, encontros, ciclo de estudos, seminários e outros que aproximem mais a sociedade do parlamento estadual. Quanto a projetos, a meta é sistematizar a visita de alunos e de professores para conhecerem o funcionamento do parlamento e qual sua relação com os demais Poderes da República. A Escola do Poder Legislativo do Rio Grande do Norte, apesar de ser mais recentemente criada no país, surge com uma proposta de modernidade que servirá de referência. A oferta do curso de pós-graduação, credenciado pelo CEE, é um diferencial que tem merecido destaque nos encontros nacionais dos articuladores do sistema de ensino legislativo. Já instalada numa estrutura de prédio-escola, o ILP está implantando o setor de planejamento e de avaliação institucional. Esse modelo de gestão permitirá que dentro em breve os serviços educacionais estejam disponibilizados para a comunidade, por intermédio de entidades da sociedade civil organizada.