AL debate política para juventude

25/05/2011

O Brasil tem mais de 50 milhões de jovens. O levantamento do IBGE revela que o país está envelhecendo, mas que a força de trabalho do país ainda se concentra na juventude. E nesta quarta-feira, 25, jovens de várias idades lotaram o auditório da Assembleia Legislativa para discutir propostas concretas para a formação de uma plataforma política para a juventude. A audiência pública de iniciativa do deputado Fernando Mineiro (PT) inicia o debate da 2ª Conferência Nacional da Juventude, que acontece em dezembro.

Os jovens defenderam mudanças para o novo Plano Nacional de Educação. O presidente do Conselho Nacional da Juventude, Gabriel Medina, defendeu uma escola pública mais próxima da realidade do jovem. “O Plano Nacional de Educação é prioridade para a juventude, hoje a escola não atrai mais o jovem, não dialoga com a realidade do jovem. Temos uma escola que só prepara para o vestibular, e não vê que hoje só 14% dos estudantes entra no ensino superior. O ensino médio precisa ser completamente reformulado”, defendeu Gabriel Medina.

A Secretaria Nacional da Juventude trouxe um relatório que revela os desafios dos jovens. “A secretaria está preocupada com a violência que mata os jovens. A criminalidade cresce entre a juventude, principalmente entre os jovens negros”, afirmou Divaneide Basílio, chefe de gabinete da Secretaria Nacional da Juventude. Segundo o IBGE os jovens negros morrem duas vezes mais que os jovens brancos. Segundo levantamento da Secretaria a desigualdade social brasileira se reflete claramente na juventude.

Hoje 72% da juventude urbana brasileira vive em moradias inadequada. A juventude rural tem indicies de analfabetismo superior a 20%, enquanto na juventude urbana o índice não passa de 2%. Segundo Divaneide o país tem que evoluir na aplicação da política regional. “Temos que repensar a nossa política rapidamente. Temos que ter atuações regionalizadas porque 54% dos jovens do nordeste estão na pobreza, número muito superior a outras regiões.

A Sub-secretaria da Juventude do Rio Grande do Norte anunciou a realização da Conferencia Estadual da Juventude que será definida nos próximos meses. O sub-secretário, Rafael Motta, também anunciou que até a conferencia estadual será apresentada uma proposta final do Plano Plurianual (PPA) para o período 2012-2015. “Ainda não temos uma proposta fechada, e por isso, estes debates são importantes. Queremos contar com a participação dos jovens para construir um plano que atenda os anseios da juventude”, afirmou Rafael Motta.