Selo Unale
Palestra é traduzida em língua de sinais

24/08/2011

 

A segunda edição do programa “Saúde e Prosperidade”, promovido pela Assembleia Legislativa através da coordenadoria de Serviços de Saúde e Assistência Social, contou com um elemento especial: a inclusão. Todo o evento teve tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Dentro da perspectiva de inclusão que vem sendo a marca da Assembleia surgiu a parceria com a Associação de Surdos de Natal, para oportunizar a tradução da palestra do professor e jornalista Jomar Morais, que trouxe reflexões e técnicas para ampliar o equilíbrio do espírito, da mente e do corpo.

 

Segundo a coordenadora de Serviços de Saúde e Assistência Social da Assembleia, Ederlinda Dias, ações como essa visam promover autoconhecimento. “Hoje por onde olhamos podemos observar pessoas estressadas e doentes. E nosso objetivo aqui é prevenir através de palestras, técnicas de relaxamento, heike, e claro autoconhecimento. Tudo isso pode evitar o uso de medicamentos alopáticos, aqueles tradicionalmente receitados pelos médicos”.

 

“O que eu tenho para dizer é simples: só há uma forma de viver harmonicamente, que é você ter o mínimo de autoconhecimento”. As primeiras palavras de Jomar Morais permitiram uma conversa informal sobre os temas centrais da palestra: amor, prazer e dor. “A felicidade, na vida pessoal e profissional, depende do nível de presença e de necessidade. Quanto mais você precisa para ser feliz mais tênue será sua felicidade. Quanto mais você pensar no futuro ou ficar preso no passado, mais vai sofrer”, afirmou Jomar.

 

Jomar Morais é jornalista e estudioso das tradições espirituais. Ele já foi editor das revistas Veja, Superinteressante e Exame, alem de ter sido editor dos jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo. É autor de três livros, o mais recente é “Viver: outro olhar sobre o amor, a dor, e o prazer” lançado pelo Grupo de Estudos Filosófico Sapiens.

Acesso Rápido