Selo Unale
Integra Enem supera expectativas e projeta expansão para 2026

15/11/2025

A manhã deste sábado (15) foi de conhecimento e confraternização na Escola da Assembleia e em outros 65 municípios potiguares. Após 14 fins de semana, chegou ao fim a edição do Integra Enem de 2025, com um aulão de véspera para o segundo dia do exame e também uma festa de encerramento com alunos e familiares que participaram do projeto. A avaliação de professores e alunos foi de que a capacitação superou todas as expectativas.

O Integra Enem é um projeto de curso preparatório 100% gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio voltado para estudantes do Rio Grande do Norte. Além das aulas presenciais que ocorreram aos sábados, na sede da Escola da Assembleia, em Natal, o conteúdo também foi transmitido ao vivo em outras 65 cidades através de parceria com as câmaras municipais do interior potiguar e contando com o apoio da TV Assembleia. Aproximadamente 2,5 mil estudantes acompanharam as aulas e ampliaram suas chances de sucesso nas provas.

"É um projeto muito maravilhoso porque nos ajudou com professores ótimos e nos deu muita confiança. Tivemos aulas de todas as matérias, os professores acertaram o tema e foi muito bom para todos nós. Fez a diferença, com certeza", disse a estudante Natasha Faustino, que cursa o 3º do ensino médio da Escola Estadual Anísio Teixeira, em Natal.

Para ministrar as aulas, a Escola da Assembleia firmou uma parceria com a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), que levou professores do IFRN, especialistas no Enem, para comandar a preparação. Neste sábado, as aulas foram de Física, Química e Biologia, mas o clima foi também de festa entre os alunos e professores.

"O projeto foi muito importante, principalmente para pessoal que está no interior e tem mais dificuldades de conseguir acesso ao reforço do conteúdo. Foi uma oportunidade para pessoal concorrer com quem está nos melhores cursos aqui em Natal, com a Escola da Assembleia oferecendo conteúdo de qualidade e um ambiente estruturado", disse o professor de Física, Edson José. Além dele, também ministraram aulas neste sábado os professores Jefferson Matias, de Química, e Renato Martins, de Biologia.

Além da presença dos estudantes que são de Natal, a aula de encerramento também contou com a presença de alguns estudantes do interior. Foi o caso de Amanda Moura, que cursa ainda o 1º ano do ensino médio em Jandaíra e está fazendo o Enem como "treineira". Para ela, todos que acompanhavam as aulas na Câmara Municipal de Jandaíra estão se sentindo mais preparados e mais tranquilos para fazerem as provas.

"Com certeza, estamos bem mais tranquilos. Não podemos desistir dos nossos sonhos e temos que buscar realizá-los. O Integra Enem é colabora muito com isso", disse Amanda.

Quem também fez questão de estar na Escola da Assembleia no encerramento desta edição do projeto foi o presidente da Câmara Municipal de Caiçara do Norte, vereador Weslley Morais. Ele avaliou positivamente a proposta e disse que, mais do que a preparação para os estudantes, o Integra Enem também colaborou para a conexão dos municípios que aderiram à iniciativa do Legislativo Potiguar. No entendimento de Morais, a iniciativa deve ser ampliada para ainda mais cidades do Rio Grande do Norte.

"É projeto muito importante da Escola. O Integra Enem que conecta alunos que precisam de suporte e incentivo. Através da educação, podemos ter um instrumento de mudança na vida desses jovens e o Poder Público pode ser um braço de suporte para isso. Só temos a agradecer à Escola da Assembleia por proporcionar esse elo entre os municípios e levar acesso a educação de qualidade para nossos estudantes", avaliou o parlamentar.

Com o sucesso da edição, o diretor da Escola da Assembleia, José Bezerra Marinho, fez questão de enaltecer o trabalho de todos os servidores da Casa, da Funcern e da TV Assembleia. Para ele, o resultado conseguido pelo Integra Enem é motivo de grande comemoração e um incentivo para que o projeto seja ampliado em 2026. 

"Tenho uma experiência longa na área de Educação, dirigi instituições de ensino, mas essa é uma das iniciativas que mais me enchem de alegria e satisfação. A orientação do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), é que a Assembleia não está em um deserto. Precisamos ver e colaborar com as realidades sociais de todo o estado. Além dos servidores, vamos também atender e formar a sociedade. Uma das providências foi a preparação para o Enem. Além das aulas presenciais, através da TV AL nós partimos para o interior através de suas câmaras, com quem temos convênios. Isso para dar oportunidade para quem mora no distrito de um pequeno município. Qual a chance de reforço para o Enem? Era mínimo. Colocamos à disposição professores da melhor qualidade, do IFRN, através da Funcern. Esses professores habilitados foram os que deram aulas desde agosto. Acertar o tema da redação é a evidência de que estamos antenados, ligados ao assunto", disse José Bezerra Marinho, garantindo que o planejamento para 2026 já começa na segunda-feira.

Sobre os planos para 2026, o coordenador do Integra Enem, Rodrigo Aladim, disse que o foco é ampliar o público para 5 mil pessoas e chegar a 100 municípios. A Escola da Assembleia também pretende antecipar o início das aulas, ministrando aulas a partir de março.

"Objetivo era um e o resultado foi além das expectativas. O projeto era para 80 alunos na sede, e a gente teve a ideia de expandir para todo estado criando salas virtuais para as câmaras. Entrou a TV Assembleia, expandimos para 65 cidades, mais de 2,5 mil alunos inscritos. A coroação foi acertar o tema da redação. Oferecemos um cursinho gratuito e de qualidade, influenciando e ajudando alunos que precisam do reforço para chegarem bem ao Enem. Esse ano foram 16 sábados de aulas. Para 2026, queremos oferecer 24, inicialmente a cada 15 dias e, posteriormente, semanalmente", explicou.  

Acesso Rápido