23/10/2025
A Rede de Escolas Judiciais e de Governo do Rio Grande do Norte (REJUG-RN) celebra, dois anos de atuação e, para marcar a data, no próximo dia 24, às 8h30, no Centro de Operações do Tribunal Regio nal Eleitoral do Rio Grande do Norte - COJE, haverá a palestra “Inovação no Serviço Público” ministrada pela presidente da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, Betânia Peixoto Lemos, doutora em economia e cuja carreira é focada em formação de profissionais e inovação no serviço público.
A REJUG criada em 29 de maio de 2023, no âmbito da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), a Rede surgiu com o propósito de promover o intercâmbio de experiências e fortalecer a cooperação entre as Escolas e Centro de Estudo judiciais e de governo e, assim, proporcionar o aumento da eficácia das ações de formação, capacitação e contínuo aperfeiçoamento dos servidores e agentes públicos, incentivando trabalhos em parceria.
Completando dois anos de trajetória, a REJUG-RN reafirma sua missão de integrar esforços e compartilhar boas práticas entre as instituições públicas. Conforme seu atual Coordenador, juiz federal Marco Bruno Miranda Clementino, “o compromisso continuará sendo a consolidação da Rejug-RN como um espaço estratégico de troca de conhecimentos e boas práticas, garantindo que a qualificação dos servidores públicos esteja alinhada às necessidades do estado e da sociedade”, ratifica o seu atual diretor da Escola Judicial da Justiça Federal.
A REJUG-RN é formada pela Escola de Magistratura (ESMARN), Escola de Contas do TCE/RN, Escola da Assembleia Legislativa (EALRN),Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MPRN), Escola da Magistratura Federal do RN (ESMAFE), Escola Judicial do TRT21 (EJUD21), Escola Judiciária Eleitoral do RN (EJERN) e a Escola de Governo (EGRN).
Em fevereiro deste ano, a entidade iniciou um novo ciclo de gestão e planejamento estratégico, fundamentado pelo compromisso com a integração entre as instituições e fortalecimento das iniciativas de capacitação contínua e cidadania. Nesse sentido, o nome escolhido para liderar a Rede foi do juiz e professor Marco Bruno que é membro do conselho gestor, também, formado pelo coordenador administrativo da Escola da Magistratura do RN, juiz João Afonso Pordeus e, pela diretora da Escola de Governo, Selma Medeiros.
Com atuação conjunta, a REJUG-RN tem como compromisso a promoção da aprendizagem baseada no desenvolvimento de competências e habilidades, a valorização da diversidade e o compartilhamento de recursos humanos entre as escolas durante a execução de atividades específicas, além da promoção de ações de cidadania para toda população.
A proposta de criação desta Rede nasceu na gestão da desembargadora Zeneide Bezerra, à época diretora da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn) e primeira coordenadora da REJUG até setembro de 2023 quando se aposentou e foi convidada a permanecer como membro honorária.
Seguindo o princípio de coordenações alternadas, foi substituída por "Estamos aqui nos entrelaçando nesse grande tear, oficializando a constituição da REJUG. Foi uma ideia que se transformou num sonho institucional coletivo que hoje se torna uma realidade. Eu estou muito feliz e muito grata a cada dirigente das Escolas e centro de estudos participantes da REJUG-RN", agradeceu a desembargadora, comentou Zeneide.
A formatação da Rede tem como principal ganho a ampliação da oferta em cursos e atividades em geral, observada a disponibilidade, para servidores e agentes públicos vinculados às partes, como participantes de atividades de capacitação, aperfeiçoamento e de formação continuada promovidas pelas escolas. Também amplia-se o potencial para a promoção de estudos, pesquisas, projetos e trabalhos conjuntos, visando à superação dos desafios e a satisfação das necessidades de interesse comum das instituições participantes da rede.
Quem participa da Rede