Tomba relata ocorridos nas abordagens de trânsito durante festa de Santa Rita

23/05/2019

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) enalteceu, em seu pronunciamento na sessão ordinária desta quinta-feira (23) na Assembleia Legislativa, a festa de Santa Rita, padroeira da cidade de Santa Cruz que aconteceu entre os dias 13 e 22 deste mês. O parlamentar destacou grandiosidade do evento que reuniu cerca de 80 mil pessoas, mas relatou que não concordou com a forma que foram feitas as abordagens de trânsito.

“Nós somos a favor da fiscalização. Se vai ter fiscalização faça também a parte educativa”, sugeriu Tomba Farias. O deputado disse não concordar com a rigorosidade, pois com a blitz a cidade estava fechada, além disso vários ônibus foram parados e turistas e ambulantes não conseguiram chegar na festa. O parlamentar declarou que participa da festa há mais de 38 anos e nunca viu graves acidentes causado por pessoas que estavam desfrutando do evento. Para Tomba, a fiscalização deveria existir, mas seria importante que tivesse acontecido uma blitz educativa, que os turistas tivessem sido alertados e assim evitado o transtorno.

O deputado relatou que durante a sua volta para Natal, encontrou 11 jumentos nas estradas. “E nossas estradas porque não são fiscalizadas? ”, reivindicou Tomba. O parlamentar orientou para que as estradas do RN sejam mais fiscalizadas, o mesmo contou que vem lutando há dois anos para que seja colocado uma barra de proteção na estrada entre Coronel Ezequiel e Jaçanã e para evitar acidentes.

Em aparte, o deputado estadual Kelps Lima (SDD) parabenizou Tomba Farias e a cidade de Santa Cruz pela festa da padroeira que é a maior do Estado e uma das maiores do Nordeste. Kelps defendeu que o governo faça campanhas educativas. “Se o governo tivesse uma visão larga de turismo ele teria feito uma campanha educativa para alertar os turistas”, declarou o parlamentar.

O deputado Ubaldo Fernandes (PTC) também parabenizou a festa de Santa Rita e o pronunciamento do deputado Tomba. “O que vimos foi uma pressão na forma de abordagem, é uma festa única não precisava da tanta pressão da parte dos órgãos de trânsito”, disse o deputado.

Ainda na sessão ordinária o deputado Tomba reclamou que teve acesso a uma notícia que anunciava que a governadora Fátima Bezerra (PT) quitou as parcelas da compra dos teleféricos de Santa Cruz, porém em nenhuma parte da matéria o nome do deputado foi citado e foi ele quem solicitou emenda para a compra dos instrumentos. O deputado também solicitou que o governo conclua as obras do estacionamento. Tomba aproveitou para agradecer a governadora por ter pago a emenda. “O turismo não é só meu, nem só de Santa Cruz é do Estado”.

O deputado George Soares (PR) parabenizou Tomba pela festa de Santa Cruz e justificou que a matéria da compra do teleférico não partiu do governo. “É justo que quando o parlamentar indique a emenda seja reconhecido, mas a matéria não partiu do governo”, ressaltou o deputado.

Francisco do PT disse que esteve com a governadora e a mesma se mostro feliz pela compra do equipamento e disse que precisava encontrar Tomba para parabenizar porque o teleférico era fruto do trabalho do deputado.

Dr. Bernardo (Avante) também parabenizou Tomba. “Existe duas Santa Cruz, uma antes de você ser prefeito e outra depois, a festa de Santa Rita mudou a realidade não só da região do Trairi, mas de todo RN no que se diz respeito ao turismo religioso”, declarou o deputado.