17/07/2019
Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa, o deputado Coronel Azevedo (PSL) destacou o decreto presidencial que cria, no âmbito do Ministério da Educação (MEC), a Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares (Secim). Com a iniciativa, as escolas estaduais e municipais deverão adotar, sob demanda, os modelos de educação usados por colégios militares do Exército, das Polícias e do Corpo de Bombeiros. A expectativa é implementar 108 escolas cívico-militares no Brasil até 2023.
“Desde março o nosso mandato tem se dedicado a esse tema, que já foi pauta de audiências em Brasília e aqui na Casa Legislativa. Ontem estivemos em reunião com a governadora para apresentarmos o nosso trabalho em torno do assunto. Por se tratar de um tema ainda novo, Fátima disse que vai encaminhar o assunto à Secretaria de Educação para que seja avaliada a possibilidade de adesão ao modelo”, declarou o deputado.
Outro assunto abordado durante o encontro, segundo ele, foi o concurso público da Polícia Militar. “Ontem nos foi informada a decisão de iniciar o curso no começo do próximo ano e concluir em setembro de 2020, formando novos mil policiais miliares para reforço da Segurança Pública”, disse.
Ao final do pronunciamento, o parlamentar anunciou a decisão do Governo em suspender esse mês o aumento da taxa condominial aos permissionários da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa), que paralisaram os serviços nesta quarta-feira em razão do aumento na taxa.