Selo Unale
Cristiane Dantas destaca trabalho da ONG Oceânica no litoral potiguar

19/11/2019

O trabalho realizado pela Organização Não Governamental Oceânica, no acompanhamento das manchas de óleo espalhadas no litoral do RN, foi tema de destaque durante sessão plenária desta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa. Em seu pronunciamento, a deputada Cristiane Dantas (SDD) ressaltou a criação do aplicativo Mar Limpo. Nesse App quem acompanha a situação das praias do Estado pode colaborar diretamente para monitoramento em tempo real do que chega ao litoral potiguar.

“Essa tem sido uma ferramenta de monitoramento e que permite que qualquer cidadão faça sua contribuição, abastecendo o aplicativo com fotos e dados sobre os locais onde encontram novas manchas de óleo nas praias do RN”, explicou.

Ainda de acordo com a deputada, o aplicativo já pode ser baixado nas plataformas digitais Play Store e APP Store. Nele as pessoas cadastram os resíduos que por ventura encontrarem nas praias e com isso, contribuir com as pesquisas que estão sendo realizadas pelos especialistas.

“Essa é uma questão de responsabilidade rocial e se cada um fizer a sua parte, os especialistas vão ter as informações necessárias para que os estudos sejam cada vez mais eficazes no combate aos efeitos dessas manchas no meio ambiente”, destacou Cristiane.

Outro ponto considerado pela parlamentar, quanto ao problema das manchas de óleo foi a destinação dos resíduos. “Somente em Nísia Floresta mais de duas toneladas de óleo foram retiradas das praias, mas há o problema de onde colocar esse material. O governo do Estado precisa empregar mais esforço nisso, porque envolve a saúde das pessoas, o impacto no turismo e em outras atividades econômicas como a pesca”, disse.

Cristiane Dantas explicou ainda que aquelas pessoas que baixarem o App também terão vantagens comercial, visto que os pontos adquiridos são transformados em descontos nos empreendimentos do litoral que são parceiros do projeto. “São várias as vantagens. Sem falar que todos nós estaremos praticando cidadania”, resumiu.

O deputado Hermano Morais aparteou Cristiane Dantas para destacar a importância do envolvimento da sociedade nessa luta contra esse crime ambiental. “Isso demonstra que a sociedade civil tem se mobilizado e se organizado, até porque esse é um problema de todos nós do Rio Grande do Norte”, destacou o parlamentar.

Ainda em seu pronunciamento, a deputada Cristiane Dantas falou sobre o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Segundo a parlamentar “é importante valorizar essa data e destacar que a mulher pode fazer uma história de exemplo onde ela estiver, isso porque nós possuímos um espírito empreendedor por natureza”, ressaltou Cristiane.

Finalizando, a deputada citou dois vetos do Governo do Estado a projetos de Lei de sua autoria. “Gostaria de destacar e pedir aos colegas deputados que derrubem os vetos do governo para os meus projetos. Um que torna crime o bullyng e o cyberbullying e o outro que concede isenção de IPVA para as pessoas com deficiência. Dois projetos importantes e aprovados por unanimidade por esta Casa Legislativa, mas que foi vetado pelo Governo do Estado”, disse.

 

 

Álbum de fotos

Acesso Rápido