Escola da Assembleia participa de palestra sobre Oswaldo Lamartine

12/12/2019

Em parceria com a Procuradoria Geral do  Estado, através do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF e Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Norte (ASPERN), a Escola da Assembleia participou  da realização da palestra “Sertão, Sertões - o singular e o plural na obra de Oswaldo Lamartine”, que foi ministrada pelo jornalista Vicente Serejo, na manhã desta quinta-feira (12), na sede da PGE – RN, no bairro Tirol.

A abertura da palestra foi feita pelo Procurador-Chefe do CEAF/PGE-RN, Francisco Wilkie Rebouças Chagas Júnior, que acredita que o Rio Grande do Norte ainda peca por não valorizar nomes como  Osvaldo Lamartine, “precisamos ter memória e conhecer mais de perto a vida e obra destas personalidades. Conhece-los é nos conhecer melhor”.

O procurador Nivaldo Brum Saldanha, Presidente da Aspern, discursou defendendo a necessidade em se falar sobre homens e mulheres que fizeram a literatura potiguar. “Precisamos falar em Oswaldo Lamartine, sobretudo em seu centenário e não podemos deixar a revelia uma obra de incrível precisão linguística e sem falhas”, afirmou Nivaldo Brum que apresentou diversos livros do escritor.

Vicente Serejo, amigo pessoal do sertanista Oswaldo Lamartine, deixou clara a emoção em falar sobre o tema. “Saudei Oswaldo quando ele iniciou na Academia Norte-rio-grandense de Letras e defendi a tese dele ser o último príncipe pela sua aristocracia nata. Na comemoração de seu centenário, fiz a palestra por escrito de toda história, de livro em livro e hoje faço diferente, apresentando os diversos olhares do sertão de Oswaldo, sobre tudo o homem diante do sertão.

Em seus últimos encontro, Oswaldo doou a máquina de escrever a Vicente Serejo e lhe disse: “leve com vc, ela sou eu”.

Serejo contou inúmeras historias de Oswaldo, apresentando em cada uma delas o homem, o escritor, os sentimentos, medos e vitorias e declarou ao final: “A erudição do saber de Oswaldo está na arquitetura do texto”.

Saiba Mais:

Oswaldo Lamartine era escritor e sertanista, erudito, mas sabedor das coisas do sertão – fauna, flora, costumes e tradições. Nomes do quilate de Gilberto Freyre, José Lins do Rego e Rachel de Queiroz estavam entre seus admiradores. Desapareceu em 2007, dando um tiro no próprio peito. Em 15 de novembro comemorou-se o centenário de Oswaldo Lamartine.

Vicente Serejo é jornalista, atuante há 49 anos. É escritor, com dois livros lançados e centenas de prefácios em livros locais e de outros Estados. Tem três fortes predileções pessoais na literatura brasileira: o modernista Mário de Andrade, o folclorista Luís da Câmara Cascudo e o sertanista e amigo pessoal, Oswaldo Lamartine.  É colunista do Jornal Tribuna do Norte, membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do RN e Professor aposentado da UFRN.