Escola entrega certificados aos alunos de Pós em Enfermagem Oncológica na Liga

20/12/2019

Foram 2 anos de curso, 400 horas de aula. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por meio da Escola da Assembleia, certificou 26 enfermeiros da Liga Contra o Câncer do RN. A parceria entre as duas instituições especializou esses profissionais para a área de Oncologia, sendo a Liga Norte-rio-grandense já referência para o Estado.

De acordo com a diretora administrativa da Assembleia Legislativa, Dulcineia Brandão, “A nossa Casa se orgulha em contribuir com a crescimento destes profissionais que trabalham pelo direito à saúde do cidadão, lidando diretamente com uma das patologias que mais mata e agora estão mais preparadas para desenvolver a função”.

Esta quinta-feira (19) constitui um marco acadêmico para a Liga Norte-rio-grandense. Hoje concluímos toda uma pós-graduação construída juntos com alunos, com contribuições necessárias e a Escola de Oncologia tem um modelo praticável, possível e feito de forma personalizado. E nada disso teria sido possível sem a parceria com a Escola da Assembleia.

“São 26 concluintes, 26 profissionais que escrevem um novo capítulo da história e estão contribuindo de forma significativa na saúde da população”, comemorou a coordenadora de ensino da Escola de Oncologia da Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer, Dra. Grace Castro.

Para a gerente de Ensino e Pesquisa da Escola de Oncologia da Liga Contra o Câncer, Dra. AMÁLIA REGO, “Esses profissionais farão a diferença nas transformações sociais que utilizam das suas carreiras para contribuir e auxiliar nos momentos de fragilidade humana”.

Já o coordenador Médico da instituição contra o Câncer, Arthur Villarim Neto, relembrou o início de tudo, “A Liga começou como uma casinha de acolhimento no bairro das Quintas, fundada há 70 anos, tendo como maior desafio conjugar atenção oncológica de alto padrão com elevada acessibilidade, principalmente através do SUS. Hoje, a Liga transforma vidas. São 1800 colaboradores nas 5 unidades, sendo 4 em Natal e 1 em Caicó, além dos 400 médicos. A cada ano, são 8000 novos casos de câncer no RN e 70% são tratados pela instituição.

A Escola da Assembleia é a única instituição Legislativa do país que tem mestrado com reconhecimento nacional. Este ano a Escola recebeu uma homenagem sobre a premiação recebida na União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – UNALE - como melhor projeto de Gestão.

“O RN já tem a marca do protagonismo feminino. Em 1932, a potiguar Celina Guimarães foi a primeira mulher a exercer o direito ao voto no país, elegemos a primeira prefeita da América Latina, Alzira Soriano, entre tantas outras. Hoje temos mais um exemplo da garra das mulheres, multitarefadas, sendo maioria absoluta nessa cerimônia.

Parcerias com instituições como a liga somente reforçam o nosso compromisso com a educação de qualidade, contribuindo na melhoria dos serviços ofertados no nosso estado”, finaliza o diretor da Escola da Assembleia, João Maria de Lima.