09/06/2020
A preocupação com os casos da Covid-19 no Rio Grande do Norte predominou nos debates durante o horário destinado aos deputados, na sessão remota por videoconferência. Durante seu pronunciamento, o deputado Coronel Azevedo (PSC) fez um alerta ao governo estadual para que efetivasse um Plano de Contingência a fim de atender aos servidores da área da Segurança e Saúde. O deputado defendeu que os profissionais sejam melhor acolhidos no sistema de saúde.
“Temos feito visitas às unidades de saúde e o município de João Câmara é o retrato da lentidão e da falta de boa gestão, com um hospital regional que atende uma população correspondente a 10% do povo potiguar e não tem sequer um leito de UTI para os infectados”, criticou.
O parlamentar afirmou que em março, no início da pandemia no RN, fez um alerta para a criação de um plano de contingência que atenda aos operadores da segurança pública e da saúde no RN. “Os meses se passaram e temos vários agentes lutando por vagas, sem nenhum gesto da governadora”, disse.
Já o deputado Vivaldo Costa (PSD) voltou a elogiar a postura que o governo estadual vem tendo na condução das medidas de combate e proteção ao novo coronavírus. O parlamentar citou o recente boletim da Sesap mas disse estar confiante. “A governadora está fazendo um trabalho sério, que merece elogios, pois está cercada de uma ótima equipe”, disse.
Em seu horário, o deputado Gustavo Carvalho (PSDB) dedicou homenagens ao amigo Carlos Roberto Mariz Duarte, conhecido como Peru, que faleceu vítima da Covid. Ele completaria 70 anos esse mês e estava na UTI do Hospital São Lucas.
CPI do Arena
A suspensão temporária dos trabalhos da CPI da Arena das Dunas foi novamente tema de debates na sessão remota por videoconferência. O deputado Sandro Pimentel (PSOL) comentou a decisão da maioria dos colegas: “O direito da minoria foi desrespeitado”, criticou o deputado.
Sandro Pimentel (PSOL) afirmou que a transparência é o pilar fundamental do seu partido e que ao final dos trabalhos, caso não venha a ser comprovada nenhuma ilegalidade, essa informação será divulgada. “Qual o problema de investigar? Se está tudo certo, iremos falar, mas não podemos nos omitir”, disse.
Autor do requerimento para a suspensão temporária dos trabalhos da CPI enquanto durar a pandemia, o deputado Getúlio Rêgo (DEM) reiterou que é contra o voto secreto e a favor da transparência. “O momento de uma CPI requer debates”, disse o parlamentar.
Getúlio citou que foi líder do governo na gestão de Rosalba Ciarlini, período das obras da Arena das Dunas, mas testemunhou “um rigoroso cuidado com o cumprimento da norma legal e constitucional”. O decano da Casa também destacou a importância da serenidade na condução de uma CPI. “O Legislativo tem responsabilidade em todos os atos desenvolvidos nesta Casa. Somos um colegiado. Votamos e o entendimento da maioria foi linear em esperar um pouco mais”, destaca o parlamentar.
A votação do requerimento foi de 12 votos a favor da suspensão temporária e 8 votos contra.