Robinson Faria apresenta emenda modificativa que amplia o Bolsa Família

31/08/2010

Na sessão ordinária desta terça-feira, 31, o presidente da AL, deputado Robinson Faria, apresentou uma emenda modificativa ao projeto de lei do Executivo, que altera o percentual do Bolsa Família para as famílias beneficiadas pelo programa no RN.

A emenda modificativa estabelece que ao invés de 15%, como está propondo o Governo do Estado, a Assembléia Legislativa aprove um reajuste de 25% para os beneficiários do programa no estado. Segundo o deputado, a emenda tem o mesmo objetivo da proposta do executivo, que é fomentar o debate sobre a possível participação do estado no programa do governo federal. “Não há a meu ver, a necessidade de aumentar tributos como propõe o governo. A nossa sociedade não agüenta mais um aumento tributário. A emenda de minha autoria tem como objetivo não sacrificar a população com mais impostos e beneficiar as famílias carentes que precisam do Bolsa Família”, afirmou Robinson Faria.

Em seguida, o chefe do legislativo estadual solicitou ao deputado Poti Júnior, que no momento presidia os trabalhos, para que recebesse a emenda modificativa.

O deputado Fernando Mineiro ressaltou que o projeto governamental foi lido na sessão de hoje e encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça da Casa. “Gostaria de registrar que oposição e governo não têm divergência sobre a necessidade do aumento, mas apenas sobre o percentual. Espero que esse debate não atrapalhe a importância do aumento, pois quem perde é a população”, disse.

O parlamentar disse ainda que nesta quarta-feira, 01, termina o prazo para que a Comissão de Finanças e Fiscalização devolva o projeto do Fundo Garantidor da Copa e que ele espera que se cumpra o regimento da Casa.

Durante a sessão, o deputado Luiz Almir externou sua preocupação com a escola Josino Macêdo, situada no Conjunto Panatis, na Zona Norte de Natal. “ Não posso ficar calado, isso é um desrespeito com a ZN. A escola está fechada há quatro dias e dois mil alunos estão sem aula. Quero deixar o meu protesto e dizer ao governo que isso não é falta de recursos e sim, falta de gerenciamento, de interesse pela educação”, destacou.

Salismar Corrêia associou-se ao discurso de Luiz Almir e externou sua preocupação com a escola Winston Churchill. De acordo com o parlamentar, a escola retrata em sua estrutura física a falta de compromisso com a educação. “A escola está em péssimas condições. Paredes sujas, falta de pessoal, portas quebradas, problema na instalação elétrica. Plagiando Frei Beto, ela se constitui num fantasma vivo dos nossos pesadelos reais na área da educação”, ressaltou o deputado.

Em pronunciamento, o deputado Leonardo Nogueira citou a reportagem da Revista Veja desta semana, que destaca as 20 metrópoles brasileiras do futuro, dentre elas a cidade de Mossoró. Leonardo Nogueira parabenizou Mossoró, seus gestores e a população. “Mossoró está de parabéns e nos enche de orgulho. Parabenizo também a ex-prefeita e senadora Rosalba Ciarlini, pelo trabalho desenvolvido na cidade e a atual prefeita Fafá Rosado”.

Os deputados Robinson Faria e Ricardo Motta associaram-se ao discurso e parabenizaram o grau de desenvolvimento da cidade de Mossoró.

Ao final da sessão, o presidente da AL comunicou que, de acordo com reunião do colegiado de líderes, foram dispensadas as formalidades do projeto de lei que trata da criação de cargos no âmbito do Ministério Público estadual e aproveitou para anunciar a deliberação e votação da matéria, na sessão desta quarta-feira, se houver a presença de no mínimo 13 deputados.

Robinson Faria também solicitou a deliberação de uma sessão extraordinária de concessão de título de cidadão norte rio-grandense ao pianista e compositor, Oriano de Almeida (in memorian).