11/08/2010
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 11, a maioria dos deputados presentes destacaram a importância do dia do estudante, que é celebrado hoje.
Em pronunciamento, o deputado Fernando Mineiro saudou todos os estudantes e fez questão de ressaltar a origem da data. “É importante lembrar a origem do dia do estudante. Em 11 de agosto de 1827 foram criados os primeiros cursos de ciência jurídica e social no país e cem anos após, a data foi escolhida para homenagear todos os estudantes. Quero também lembrar que a postura que tenho hoje como parlamentar teve início na minha fase estudantil”, declarou.
O deputado lembrou ainda da expansão da educação do ensino superior no país. “Quero falar da minha alegria quando vejo a expansão da educação superior no Brasil. Uma das coisas que me dá mais satisfação é quando vou no interior do estado e percebo a quantidade de jovens que cursam nível superior. Antes só quem tinha posse ou fazia um grande esforço, levava seu filho para capital para fazer uma universidade. Hoje as universidades estão no interior e isso me dá muito orgulho e a certeza de que o Brasil está mudando”.
Fernando Mineiro falou ainda da audiência pública que foi realizada na última terça-feira. O parlamentar disse que foi um grande momento para obter explicações a respeito da Copa no RN. “Quero também dizer que vamos dar desdobramento desta questão e cobrar o andamento das proposições com relação a Copa”, afirmou.
Larissa Rosado saudou também os suplentes da PM, que estavam nas galerias da AL acompanhando a sessão. A deputada se solidarizou com a reivindicação da categoria, que pede a prorrogação do concurso da polícia para o dia 18 de dezembro deste ano e a convocação dos suplentes. “Recebi a categoria em meu gabinete e já fiz contato com o governo para ver a possibilidade da convocação”.
O deputado Salismar Correia também parabenizou os estudantes e fez uma reflexão sobre o comodismo de algumas pessoas em aceitar as imposições da mídia, da moda e acabarem sendo influenciadas pelo que é aprovado pela maioria. “A patologia da normalidade é o grande mal do século XXI. De modo geral, os seres humanos têm a tendência de seguir a maioria, como por exemplo, quando votam em um candidato porque ele está à frente nas pesquisas. Não podemos achar que certas coisas são normais. Precisamos de bom senso”.
Durante a sessão, o deputado Getúlio Rêgo denunciou a suspeita de envolvimento de uma instituição publica na compra de votos durante o processo eleitoral. “Solicito ao Ministério Público que investigue o Denocs, pois suspeito de que ele esteja sendo usado para ajudar candidaturas no interior do estado. Peço que investiguem o grande envolvimento desta instituição”, declarou.
Fernando Mineiro disse que espera que os órgãos competentes apurem esta denúncia e comprovem se é verdade ou não. Os deputados Raimundo Fernandes e Salismar Correia se solidarizaram com Getulio Rego e afirmaram que esta região vem sendo marcada por um verdadeiro leilão de quem dá mais.
Ao final da sessão, os deputados Antônio Jácome, Luiz Almir e Gilson Moura também parabenizaram os estudantes pela passagem do seu dia.