Prefeita pede intervenção da AL na questão do ICMS

02/12/2009

No final da tarde desta quarta-feira, 02, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa acompanhada de uma comissão de vereadores, visitaram o presidente da Assembléia Legislativa do RN, deputado Robinson Faria. O objetivo do encontro foi pedir uma solução alternativa com relação ao projeto de redistribuição do ICMS. Segundo Micarla, o projeto é um crime contra Natal. Para ela a redistribuição além de retirar dinheiro dos municípios produtores, não vai resolver os problemas das cidades pequenas. 'O motivo da nossa visita é para que possamos mostrar todo o sofrimento da cidade e dos outros municípios que estão em iminência de perder seus recursos. Com esse projeto Natal perderia quase R$ 20 milhões de seu orçamento. Cinco a menos para a educação e três a menos para a saúde. Vim aqui pedir ao presidente desta Casa para intervir e nos ajudar a resolver esta situação sem que ninguém seja prejudicado', disse a prefeita. Micarla disse ainda que Natal não pode ser penalizada por um crime que não cometeu: ' O valor que Natal recebe é maior, mas é proporcional ao tipo de demanda que temos. Não estamos aqui para prejudicar ninguém e nem pressionar politicamente. Hoje viemos mostrar que os representantes de Natal estão unidos a favor da cidade. Esta é uma luta do bem, queremos chegar a um denominador comum, onde só haja um vencedor, os municípios do RN'. O presidente da AL agradeceu a visita e falou que concorda com a prefeita no sentido de convergir. 'Como presidente dessa Casa lutarei para harmonizar os interesses. A Assembléia não quer tomar partida nem contra Natal, nem contra o interior do estado. Já surgiram algumas alternativas. Amanhã vou procurar o presidente da Femurn, Benes Leocádio, e se ele concordar será um grande avanço. Também iremos procurar o Governo, para que possa dar a sua contribuição', afirmou o deputado Robinson Faria. O vereador Edivan Martins disse que é preciso que se busque um entendimento. 'Acho que a Assembléia tem a grande missão de fazer com que se crie um clima de entendimento. E espero que a Casa também possa apresentar um projeto que seja aceito pela sociedade e que não haja prejuízo para nenhum dos municípios.' Também participaram do encontro os deputados estaduais José Dias, Raimundo Fernandes, Nélter Queiroz, Paulo Davim e Ricardo Mota.