Escolas que capacitam servidores debatem formação de rede no RN

17/11/2009

A equipe de dirigentes do Instituto do Legislativo Potiguar participou do1º Encontro da Rede de Escolas do Rio Grande do Norte. O evento teve como tema 'O desafio da capacitação em Instituições Públicas', com a abertura feita pelo Secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Paulo César Medeiros. A finalidade do encontro foi promover uma troca de experiências entre as várias escolas voltadas para a formação, a capacitação profissional e o aperfeiçoamento dos servidores dos órgãos públicos aos quais estão vinculados, visando a implantação da Rede de Escolas de Estado. O objetivo da rede é articular um interrelacionamento das organizações parceiras, integrando-as por meio de um sistema virtual que permitirá o aumento de intercâmbio entre essas instituições. A proposta da rede é também aumentar a eficácia das instituições nos níveis de governo federal, estadual e municipal, nas esferas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Durante o encontro, todas as escolas fizeram a apresentação de suas estruturas, incluindo a parte física e os recursos humanos responsáveis pelo seu funcionamento. A troca de experiências levou a um debate construtivo, que irá resultar na formação de uma rede consciente da necessidade da união das ações, tendo como foco principal a valorização do servidor público. Atualmente, existem onze escolas envolvidas com o processo de formação e capacitação de servidores. A integração dessas escolas, dentre outros benefícios, vai evitar a multiplicidade e simultaneidade na oferta dos cursos, canalizando a demanda de forma racional. Todas essas escolas serão cadastradas para efeito da formação da rede. Bibliotecas Outra atividade que está sendo articulada pelas escolas é a formação de uma rede virtual de bibliotecas. As instituições já estão providenciando o levantamento dos seus acervos, para posterior digitalização. Esse projeto será viabilizado com recursos federais.