Prolongamento da Prudente de Morais é tema de debate

13/11/2009

A Assembleia Legislativa sediou, na manhã desta sexta-feira (13), audiência pública sobre as obras do prolongamento da avenida Prudente de Morais. A via vai ligar o bairro de Cidade Satélite à BR 101, em Parnamirim. O Ministério Público e alguns grupos ambientalistas argumentam que a obra vai causar um grande impacto ambiental na região, que faz parte da Mata Atlântica e é uma área de proteção ambiental. Para encontrar uma solução para o impasse, a deputada Larissa Rosado convocou a audiência pública, com a presença do Ministério Público, do Governo do Estado e de entidades ambientais. 'As discussões têm que ser feitas para chegarmos a um consenso. Precisamos encontrar uma solução que seja importante socialmente e ambientalmente', afirmou Larissa. A obra está em andamento e, segundo o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), 90% da área já foi desmatada. As licenças ambientais foram conseguidas junto ao Ibama,mas o órgão federal pode retirá-las se necessário. 'As licenças podem ser suspensas a qualquer hora se houver degradação da área', explicou o superintendente estadual do Ibama, Luis Bonilha. Encontrar soluções que diminuam o impacto ambiental na área é o objetivo do Ministério Público e das entidades ambientais. 'Precisamos ver outro local para essa estrada passar, pois esta é uma área de proteção ambiental', afirmou a promotora de Parnamirim Luciana Cavalcanti. O promotor do meio-ambiente Márcio Diógenes sabe da importância da obra, que deve ser realizada com ressalvas: 'Nessa importante obra, deve-se priorizar o desenvolvimento sustentável'. Foram propostos na audiência outros percursos para a estrada, para esta não cruzar totalmente a área de proteção ambiental. O problema seria que um número bem maior de desapropriações de residências teriam que ser feitas pelo Governo do Estado. O diretor do DER Manoel Marques afirmou que o impacto ambiental será mínimo, se comparado com o impacto que a obra teria para os moradores da região se mais desapropriações precisassem ser realizadas. Manoel Marques falou sobre a importância da obra e disse que o DER está aberto a outras soluções. O diretor, porém, explicou que não deve ser visto apenas o aspecto ambiental, mas também o social. 'Essa obra é muito importante para desafogar o trânsito na BR-101 e para ser mais uma via ligando a cidade de Natal ao aeroporto Augusto Severo. A obra foi planejada para que tivesse o menor impacto ambiental e social', declarou.