Deputados mirins têm primeira sessão
13/11/2009
Na manhã desta sexta-feira, 13, o Parlamento Mirim da Assembléia Legislativa realizou a primeira sessão ordinária, no plenário da Casa. Na oportunidade, os deputados mirins apresentaram suas primeiras proposituras, que foram amplamente discutidas e surpreenderam pela importância e abrangência.
Antes dos projetos serem apresentados, a deputada mirim Bárbara Maia convidou a todos para pensar no melhor para a sociedade. Segundo a deputada esta é a oportunidade deles abordarem tudo aquilo que durante a campanha ese empenharam em mostrar.
O primeiro projeto foi o da deputada Mirna Karenina. O projeto intitulado ' A voz do aluno', defende que os alunos tenham interesse em lutar em defesa das escolas que estudam, apresentando idéias e sugestões para a melhoria do ensino. O objetivo da estudante é que a escola estadual Winston Churchill, seja a pioneira. Mirna deu algumas sugestões, como segurança interna da escola, vigilância monitorizada, revitalização dos laboratórios e climatização das salas de aula.
Também entrou em discussão o projeto do deputado mirim Paulo Henrique. Ele propôs o passe livre aos estudantes, onde através deste todos teriam direito a gratuidade do transporte público. 'Tem muita gente que começa o ano letivo e não pode terminar porque os pais não tem condições de pagar a passagem. O transporte é muito caro aqui em Natal. Em Mato Grosso do Sul este projeto já existe e nós podemos seguir o exemplo', disse o pequeno parlamentar.
Já a deputada Fernanda de Oliveira apresentou um projeto que fala sobre a segurança nos ônibus. Ela sugere que sejam instalados nos transportes coletivos sistemas de GPS e câmeras para inibir a ação de vândalos e assaltos.
Além destes, vários projetos foram apresentados, entre eles a construção de quadras poliesportivas, a implantação de cursos profissionalizantes nas escolas, a inclusão sócio-cultural dos alunos, a doação de alimentos em caso de sonegação fiscal ou atraso no pagamento de impostos, dentre outros.
A Assembléia Legislativa deu posse aos 24 deputados do Parlamento Mirim, eleitos em 27 de outubro, em sessão realizada nesta última quinta-feira, 12. Na oportunidade, o estudante Evandro Ivilin, foi eleito presidente do Parlamento Mirim. Ele foi o mais votado entre os candidatos. Evandro obteve 15 votos. A deputada mirim Fernanda Farias foi eleita vice-presidente com 9 votos; Débora Santos como 1ª vice; José Dinarte como 2º vice; Joicelane Borges como 1ª Secretária; Fernanda de Oliveira como 2ª Secretária; Mirna Karenina como 3ª Secretária e Luís Paulo foi eleito 4º Secretário.
O mandato dos deputados mirins é de um ano e os projetos apresentados por eles serão votados e encaminhados para apreciação dos deputados, podendo até mesmo ser aproveitados pela Casa. O próximo encontro dos deputados mirins será no dia 03 de dezembro, quando eles realizarão a primeira audiência pública do Parlamento Mirim. Eles também irão realizar sessões mensais no plenário da AL.