09/02/2022
O ano de 2021 foi repleto de desafios, transformações e vitórias para a Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Dentre os fatos mais relevantes, estão a não paralisação de suas atividades, com a oferta de cursos online desde o início da pandemia; a retomada, em agosto, das aulas presenciais; e a interiorização da educação, com os projetos Conexão Parlamento e Conexão Enem.
Além disso, o presidente Ezequiel Ferreira (PSDB) recebeu justa homenagem da Associação Potiguar das Escolas do Legislativo Florian Madruga (Aspel), pelo incentivo da Casa na difusão da educação legislativa em todo o Estado, e o diretor João Maria foi eleito vice-presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel).
Acerca da retomada das atividades acadêmicas presenciais, após um ano e meio funcionando remotamente, com os cursos sendo ministrados de forma online, em virtude da pandemia do novo Coronavírus, em 19 de agosto deste ano, a Escola da Assembleia Legislativa do RN voltou a ministrar suas aulas com a presença dos alunos na sede.
O primeiro curso ofertado presencialmente, seguindo todos os protocolos de higiene e segurança, foi o de “Atendimento de Excelência no Setor Público”, ministrado pela professora Katarina Alcântara. A disciplina abordou conceitos e técnicas que propiciam o acolhimento e a receptividade característicos da prestação de um serviço de excelência, e foi realizado exclusivamente para os servidores da Casa Legislativa.
Para que o retorno fosse possível de forma responsável, a Escola realizou um treinamento específico com sua equipe de limpeza, aumentando a intensidade e frequência da higienização e atendendo a todos os protocolos de segurança, tais como: redução do tamanho das turmas; demarcação dos espaços físicos, buscando garantir o distanciamento de um metro entre os alunos; aferimento de temperatura; álcool em gel 70% disponível em todas as dependências; além da oferta e fiscalização do uso de máscaras.
“Foi um momento de muita alegria quando reabrimos a Escola. Sem os alunos, uma casa de educação perde seu brilho. Há muito tempo estávamos preparados e, em agosto, finalmente, pudemos receber os servidores aqui, presencialmente”, comemorou o diretor João Maria de Lima na ocasião.
Ainda no primeiro semestre, em maio deste ano, foi realizada a cerimônia de certificação da pós-graduação “Gestão em Segurança Pública”. Respeitando os protocolos sanitários, em função da pandemia, apenas um grupo de formandos recebeu a certificação na oportunidade, representando os 77 agentes da segurança pública do RN, participantes do curso, que teve duração de dois anos e reuniu agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e ITEP.
Também em maio, houve a cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso de Redação “Caminhada História 2020”, que teve como tema “Os desafios da relação entre o homem e a preservação do patrimônio histórico”. Fruto de uma parceria da Assembleia Legislativa do RN, através da Escola, com a Viva Entretenimento, organizadora da Caminhada Histórica de Natal, o concurso premiou os três primeiros colocados com notebook, smartphone e tablet.
Durante o segundo semestre, além dos cursos rápidos e de capacitação, a grade conta com as pós-graduações lato sensu. Atualmente, são quatro turmas de especialização em andamento: duas de “Gestão de Segurança Pública e Cidadania”, com 40 alunos cada; uma de “Gestão Pública”, com 60 matriculados; e a pós-graduação em “Poder Legislativo e Políticas Públicas”, que possui 45 estudantes. Apesar de alguns cursos de capacitação serem exclusivos aos servidores da Assembleia Legislativa, há também uma ampla oferta para a comunidade em geral.
Dentre os cursos específicos para quem trabalha na Casa, estão: Planejamento Estratégico e Gestão da Estratégia para Organização Pública; Atendimento de Excelência no Setor Público; Formulação e Gestão de Indicadores de Desempenho; Gestão de Riscos em Processos de Trabalho; LGPD e a sua aplicação na Casa Legislativa.
Quanto aos cursos abertos à comunidade, houve uma ampla programação no segundo semestre desse ano: Soluções para Realização de Eventos Durante a Pandemia; A Arte de Argumentar: entre a Razão e a Emoção; Gestão do tempo e produtividade; Marketing pessoal e profissional; O poder da comunicação na prática; Desenvolvimento de líderes; dentre outros.
Em se tratando da interiorização de conhecimentos, a Escola deu continuidade ao projeto “Conexão Parlamento”, que consiste em fundar escolas legislativas em cidades do interior do Estado, para qualificar servidores públicos das Câmaras Municipais e a própria população. Ao todo, já são 55 escolas abertas em todo o RN. Entre os cursos ministrados, estão: O papel do Legislativo Municipal (Baraúna e Apodi); Oratória (São Miguel, Rafael Fernandes, Jardim do Seridó e Acari); Formação continuada em Tecnologias Educacionais (São José do Mipibu, Santo Antônio e São Tomé); Programa de desenvolvimento de gestores (Baraúna); Curso Básico de Licitação (Santa Cruz, Cruzeta e Campo Grande); e Jornada Potiguar de Educação Parlamentar (Guamaré, Currais Novos, Parnamirim e Mossoró/Baraúna).
O Conexão Parlamento atingiu, em 2019, onze municípios do RN, realizou 10 cursos e contabilizou 628 pessoas atendidas e certificadas. Em 2020, devido à pandemia, foi realizado apenas o I Encontro Potiguar das Escolas Legislativas, em Natal, com 65 participantes. Já este ano, o total foi de 8 cursos, distribuídos por 28 cidades, contemplando 545 pessoas. O projeto recebeu ainda, agora em dezembro, a “Medalha Mérito em Educação”, dentro do “Encontro dos Legislativos e Gestores Municipais”, na cidade de Encantado/RS.
Além da sua missão básica de ministrar cursos das mais diversas áreas do saber, a Escola da Assembleia também realiza ações voltadas para o lado social, como é o caso do “Conexão Enem”, que consiste na exibição, ao vivo, pela TV Assembleia, de aulas e debates sobre assuntos pertinentes ao processo seletivo e tem levado aulas gratuitas para mais de 5 mil alunos da rede estadual.
Este ano, o projeto, que é liderado pelo professor João Maria de Lima, diretor da Escola, fez um ciclo de revisões através da TV Assembleia. Além disso, deu continuidade à jornada de aulões presenciais iniciada em Serra do Mel, em 31 de julho, visitando mais três cidades do interior do RN (Campo Grande e Olho D’água do Borges – 09/11 e Dr. Severiano – 10/11).
Ainda há o projeto “Conexão Cidadã”, que inclui ações voltadas ao exercício dos direitos e deveres dos jovens enquanto cidadãos, respeitando as diferenças e incentivando a tolerância entre os estudantes. As edições ocorrem preferencialmente nas escolas da rede pública, debatendo os mais variados aspectos da sociedade e cultura. Só este ano, o Conexão Cidadã contemplou quatro escolas estaduais e realizou três concursos de redação com premiação para os melhores trabalhos.
“A Assembleia tem tido uma preocupação especial em colaborar com a educação potiguar e tem obtido bons resultados neste período, com programas que estão contribuindo com a melhoria do ensino. Ao todo, já são 20 turmas de pós-graduação concluídas e 492 certificados de especialistas emitidos”, destaca o presidente da Casa Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira.
Em 2021, foram 80 turmas formadas, dentre cursos de capacitação pessoal, profissional e de pós-graduação, com 2.907 alunos contemplados. As especializações realizadas pela Escola da Assembleia possuem certificados reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação e são válidos em todo o Brasil.
Repositório
Elaborado pela equipe da biblioteca da Escola da Assembleia Legislativa, o repositório é um sistema virtual de consulta aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) realizados pelos alunos da instituição, nas turmas de pós-graduação strictu e latu sensu.
Para acessar o sistema, que já conta com 115 trabalhos, basta o usuário acessar a página do portal da Escola (www.al.rn.leg.br/repositorio). A partir daí, é possível pesquisar pelo nome do autor, título do trabalho, orientador, co-orientador, curso, ano ou palavra-chave.