Parlamentares Mirins vêm à AL e participam de cursos do ILP

09/11/2009

Os vinte e quatro Parlamentares Mirins eleitos seis escolas, das redes pública e privada, comparecem à Assembleia Legislativa na tarde de hoje (09) para participar do Ciclo de Estudos, que tem como temas 'Ética e Cidadania' e 'Atividades Parlamentares', ministrados sob a responsabilidade do Instituto do Legislativo Potiguar. O grupo de jovens, dos ensinos fundamental e médio, participa do projeto Parlamentar Mirim, lançado pela Câmara Federal para ser implantado nas Assembleias Legislativas de todo o país, como forma de incentivar a juventude a se engajar e conhecer as atividades parlamentares. Ao mesmo tempo, conscientizá-la da necessidade da renovação da mentalidade política no Brasil. No Rio Grande do Norte, o projeto está sendo implantado mediante parceria entre a Assembleia Legislativa, o Tribunal Regional Eleitoral e a Secretaria Estadual de Educação e Cultura. Com idade entre 14 e 17 anos, os alunos foram eleitos em votação direta por seus colegas de escola, num processo participativo que mobilizou estudantes de seis escolas do Grande Natal. Atividade parlamentar Os Parlamentares Mirins cumprirão uma programação na Assembleia Legislativa que teve início nesta segunda-feira. Amanhã (10), ainda dentro do Ciclo de Estudos, participam do curso Atividades de Assessoramento – Plenário, Comissões e Setores Administrativos. Em seguida, receberão esclarecimentos a respeito do funcionamento da Casa e suas práticas legislativas. Na quarta-feira (11) farão uma visita institucional, percorrendo todos os setores da Assembleia, e em seguida assistem a uma palestra sobre o 'Processo de eleição do Presidente, da Mesa Diretora e das Comissões'. Ao final da tarde, recebem certificados de participação, expedidos pelo Instituto do Legislativo Potiguar. Dia 12, quinta-feira, participam da Sessão Solene Preparatória de Posse dos Parlamentares Mirins. No dia 13, realizam Sessão Ordinária, na qual vivenciarão todas as etapas de uma sessão da Assembleia Legislativa, oportunidade em que apresentarão e defenderão os projetos que fizeram parte de suas campanhas nas escolas.