Diretor firma parceria com a Escola do Parlamento da Câmara de São Paulo

17/03/2022

O diretor da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e vice-presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), João Maria de Lima, foi recebido na tarde desta quarta-feira (16/3) pelo presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, Alexsandro Santos. A visita foi uma troca de experiências sobre as atividades das duas Instituições.

Na encontro, as duas Escolas anunciaram  uma parceria, que será consolidada por meio de um termo de cooperação técnica, sem transferência de recursos entre as Casas Legislativas.

João Maria é professor licenciado e mestre em Letras, escritor, ex-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), além de professor do curso de Direito do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), idealizador e coordenador do Conexão Enem, ex-coordenador do Projeto #QueroAprender, da secretaria de Estado da Educação e da Cultura e professor com mais de 20 anos de experiência nos ensinos público e privado.

Para ele, a visita à Câmara é a primeira de muitas parcerias entre as instituições.

“Na Educação é importante que aproveitemos as boas práticas de uma Casa para realizarmos em outras, para que possamos difundir a Educação cidadã e política cada vez mais. Nosso objetivo é fazermos esse intercâmbio dos projetos e trocar conhecimentos e particularidades. Estou muito otimista que a partir daqui, aconteçam muitas parcerias futuras”, declarou Lima.

O presidente da Escola do Parlamento da Câmara de São Paulo ressaltou a importância deste intercâmbio entre os estados e instituições.

“Essa troca de experiências é fundamental. A gente tem muito o que aprender com as nossas casas irmãs. Existem coisas que nos unem. Essa vocação da educação para a cidadania, da participação popular, essa vocação de tornar o parlamento cada vez mais a casa do povo é algo que nos une. A Escola do Parlamento da Câmara Municipal pode aprender muito com o que está sendo feito na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Quanto mais fortalecemos esses vínculos, mais a gente consegue avançar no cumprimento do nosso objetivo principal: educar com cidadania”, disse Alexsandro.

Sobre a ABEL

A ABEL é uma entidade da sociedade civil e sem fins lucrativos que congrega Escolas, Centros de Treinamento, Institutos de Estudos e Pesquisa e entidades afins vinculadas ao Poder Legislativo brasileiro, nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo-se também neste universo as Escolas dos Tribunais de Contas. Sua finalidade maior é promover o aperfeiçoamento das atividades legislativas através de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação de servidores da administração pública.

Sobre a Escola do Parlamento da Câmara

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, instituição sem fins lucrativos, foi criada em 2011 com o objetivo de promover a Educação para a Cidadania. A Escola promove cursos, palestras, debates e outras atividades destinadas à formação do cidadão, lideranças comunitárias e políticas, bem como incentiva a participação e a intervenção junto ao Poder Público. Também desenvolve o Programa de Pós-Graduação “Legislativo e Democracia no Brasil”, em nível de especialização, para a formação de profissionais para as organizações estatais ou da sociedade civil. Em cooperação com outras instituições de ensino, estimula a pesquisa acadêmica voltada à atuação do Poder Legislativo e busca de soluções para os problemas da cidade. Todas as atividades da Escola são gratuitas e abertas à população.