Selo Unale
Diretor palestra no Encontro Nacional de Legislativos Municipais no RJ

04/07/2022

O diretor da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, João Maria de Lima, participou do Encontro Nacional de Legislativos Municipais e o Fórum da Mulher Parlamentar, no Rio de Janeiro.

Com o tema “Escola Legislativa e Cidadania”, João Maria de Lima, que também é presidente da Associação Potiguar das Escolas Legislativas (ASPEL), discorreu sobre a criação de 65 Escolas Legislativas no Rio Grande do Norte.

“Proporcionalmente, somos o Estado com mais escolas legislativas em funcionamento no país. Essa fomentação só foi possível pela confiança do nosso presidente, Ezequiel Ferreira, que tem a Educação como uma das suas prioridades em seu mandato”, explica Lima.

O evento contou com a participação de vereadores, assessores, diretores, procuradores e servidores de câmaras municipais, prefeitos, vice-prefeitos, assessores, procuradores de prefeituras municipais, assim como, membros da sociedade civil interessados nos temas propostos.

Com ênfase no Rio Grande do Norte, o debate destacou a atuação que não se resume à capacitação de seu quadro técnico, a Escola da Assembleia do RN, onde a missão é promover uma educação Legislativa de excelência, contribuindo – por meio de serviços educacionais – para a formação política e profissional dos agentes do Poder Legislativo e da comunidade, com ênfase às funções e atribuições do Parlamento.

É fundamental no cenário em que as pessoas estão descrentes com a política, e a imagem dos políticos sofre desgaste constante. Mostrar que a Câmara dos Vereadores, a casa do povo, está aberta, não só em dia de sessão, mas trazendo benefícios – o maior deles, a educação – de forma gratuita é dar conta à sociedade de que ela está em primeiro plano, que a Casa não é só o palco de debates acalorados – situação X oposição.

Nesse sentido, para que as Câmaras Municipais pudessem ser contempladas com os cursos promovidos pela Escola da Assembleia, por meio do Conexão Parlamento estabeleceu-se que os parlamentos deveriam criar suas escolas por meio de um projeto de resolução.

Na oportunidade foi realizada a posse da diretoria do Fórum Nacional da Mulher Parlamentar da União dos Vereadores do Brasil (UVB).

 

Acesso Rápido