Aprovação de projetos, segurança e saneamento são destaques na sessão
03/11/2009
Na primeira sessão plenária desta semana os deputados aprovaram seis projetos que tinham gerado debate em plenário na semana passada, sendo cinco em bloco, e referente à Fundac.
Os cinco aprovados em bloco, cujo processo de votação havia sido iniciado na quarta-feira da semana passada tratam de aumento de subsídios dos membros da Magistratura; dos membros do Ministério Público; dos Conselheiros, Auditores e Procuradores do Tribunal de Contas; dos Procuradores da Assembléia Legislativa e de auxílio alimentação dos servidores do Ministério Público Estadual. Dos 20 deputados que compareceram ao plenário, apenas Fernando Mineiro votou contra a aprovação.
Na votação isolada do projeto de lei para a contratação em regime provisório, de 196 servidores para a Fundac foram registrados três votos contrários.
No Grande Expediente o deputado Antônio Jácome-PMN falou sobre o bárbaro assassinato do pastor evangélico Edmilson Batista de Melo, ocorrido na madrugada de domingo quando levou um grupo para fazer orações em um morro de Felipe Camarão, na zona Oeste da cidade.
'O assassinato do pastor causou indignação total à população de Felipe Camarão. Precisamos fazer uma cruzada contra esse tipo de violência, porque senão isso pode virar moda', afirmou.
Ele cobrou do governo ações mais efetivas, com medidas preventivas. 'Precisamos abordar o problema por vários aspectos, começando a combater o tráfico de droga que é a principal causa da violência. O Crack tem acessibilidade muito fácil. Na reforma do Código Penal tem que defenda punição mais branda para os usuários. É preciso que a punição seja mais forte, tanto para o traficante como para o usuário. Os três assaltantes que humilharam o grupo de evangélicos e mataram friamente o pastor e feriram mais três companheiros, são usuários', afirmou.
Ele foi aparteado por vários colegas, que manifestaram apoio ao seu pronunciamento e solidariedade à família do pastor Edmilson.
O outro orador inscrito, Gustavo Carvalho-PSB falou sobre os investimentos do governo do Estado em saneamento básico. Disse que esses investimentos vão ultrapassar um bilhão de reais em 2010. 'É um valor bem superior a tudo que já foi investido por todos os governos até agora. Isso só está sendo possível porque o Estado está equilibrado para conseguir empréstimos', disse.
Ele destacou as principais obras que estão em andamento na capital e no interior. Disse que a estação central de tratamento de Natal vai tratar esgotos de 21 bairros da capital.