Assembleia Cidadã: milhares de pessoas são atendidas em Canguaretama
21/10/2009
Um mutirão de cidadania se instalou nesta quarta-feira (21) na cidade de Canguaretama. No primeiro dia da nona edição do projeto Assembleia Cidadã, foram realizados cerca de 10 mil atendimentos nas áreas de saúde, educação e cidadania. A população desta importante cidade do litoral sul aprovou a iniciativa da Assembleia Legislativa e lotou a praça Augusto Severo. Os serviços da AL Cidadã continuam nesta quinta-feira (22), a partir das 8h.
Os principais atendimentos realizados pela equipe do projeto são: retirada de documentos, atendimentos de saúde para crianças e adultos, atividades de lazer para a terceira idade, recreação infantil e higiene bucal. A faixa etária atendida é a mais variada possível: de recém nascidos a idosos, todos têm direito gratuitamente aos atendimentos necessários.
Os amigos Douglas Silva, 9 anos, e Edson da Conceição, 12 anos, aproveitaram a área de lazer do projeto. Os garotos disseram não existem opções de lazer parecidas no município, e se divertiram por horas na cama elástica e no pula-pula. 'Já fui várias vezes na cama elástica. É muito divertido', disse o jovem Douglas, que afirmou que visitará o projeto novamente nesta quinta-feira.
Centenas de pessoas aproveitam a AL Cidadã para retirar a primeira carteira de identidade. Aos 46 anos, José Edson Paulino, nunca havia possuído esse documento. 'Eu até tirei a identidade uma vez, mas perdi logo em seguida. A burocracia para tirar outra era muito grande. Hoje, finalmente, tirei minha identidade sem dificuldade nenhuma', afirmou José.
O sucesso da AL Cidadã desperta a atenção em outros estados. As assembleias legislativas do Pará e Amapá já demonstraram interesse em copiar a iniciativa. 'Representantes das assembleias do Pará e Amapá me procuraram com a intenção de realizar projetos semelhantes em seus estados', disse a coordenadora do projeto, Magaly Cristina.
Deputados comparecem e ressaltam a importância do projeto
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Robinson Faria, visitou os stands do projeto no início da tarde. Ele defendeu o caráter humanitário dos serviços prestados: 'Esse tipo de serviço quebra a mesmice e realça o caráter inovador e criativo da nossa Casa. Com pouquíssimos gastos, através de parcerias, trazemos vários serviços de educação, saúde e cidadania para a população carente dos municípios', afirmou.
Natural de Canguaretama, a deputada Gesane Marinho comemorou o fato de o projeto ter se instalado na região: 'É um presente para Canguaretama. A Assembleia vai além dos trabalhos legislativos e traz cidadania para os municípios. Estou muito feliz pela população carente da minha cidade', declarou a parlamentar.
Para o deputado Ezequiel Ferreira, a Assembleia Cidadã é o projeto mais importante do Legislativo Estadual. 'O projeto aproxima a Assembleia do povo potiguar', afirmou. O deputado Ricardo Motta concorda: 'Esse projeto é uma verdadeira lição de cidadania, e beneficia milhares de pessoas em todo o estado'.