04/08/2010
Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (4) o principal tema discutido foi a Segurança Pública. Os deputados Salismar Correia e Márcia Maia discutiram sobre formas de diminuir a violência, como a prevenção ao crime e a ressocializaçao de presidiários. Os deputados entendem o simples combate ao crime, se não acompanhado de uma série de medidas preventivas, não resolve a questão da violência.
Ao subir à tribuna, Salismar Correia questionou: “Por que o mundo é tão violento? Infelizmente, vivemos em um mundo de relacionamentos virtuais e deletáveis”. O parlamentar defende que para diminuir a violência, o Governo deve trabalhar em três frentes: na prevenção, no combate e na recuperação de presidiários. Para o deputado, o Governo do Estado ainda não prioriza a Segurança Pública como deveria.
“Para diminuir a violência, a primeira coisa que se deve fazer é prevenir, educar o cidadão para ele não cometer crimes, trabalhar o lado humano das pessoas. Essa é a parte mais importante. A segunda etapa sim, é colocar os infratores na cadeia. Mas sem deixar de realizar a terceira etapa, que é a recuperação dos presidiários”, declarou.
De acordo com o deputado, o sistema penitenciário brasileiro é ineficiente, e cumpre apenas a função de restringir a liberdade dos presidiários, sem se preocupar com a sua ressocialização. “Na maioria das vezes, as cadeias devolvem à sociedade cidadãos piores. Do que adianta trancar alguém por 10 anos se quando ele ficar livre continuará com um coração inclinado a roubar e a matar?”, questionou.
A deputada Márcia Maia comentou sobre o assunto em um aparte. Ela defende o investimento em políticas públicas para prevenir a violência. “Para diminuir a violência, é preciso de políticas públicas para se investir em educação, cultura e esporte”, declarou. De acordo com a deputada, se todos os entes da federação (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) se mobilizarem e investirem em medidas preventivas, a violência diminuirá consideravelmente.