Deputados destacam violência contra mulher, recuperação de estradas e educação

16/02/2023

Durante sessão ordinária desta quinta-feira (16) a deputada Cristiane Dantas (SDD) destacou a campanha da prefeitura municipal de Natal que tem como tema “Pediu para parar parou” e tem como objetivo proteger as mulheres no período carnavalesco. “Essa campanha enfatiza que “o não é não”. É importante e vai ser enfatizada em todos os polos culturais durante o carnaval, evitando que os foliões passem dos limites. “A prefeitura está de parabéns e fazendo sua parte nessa luta”, disse.

Cristiane lamentou mais um feminicídio registrado ontem (15) em Natal. “Infelizmente ontem mais uma mulher foi vítima de violência. Maria de Fátima, 54 anos, morreu vítima de várias facadas pelo seu marido. Reflexo de embriaguez. Esse é um período, além de todos os outros, que precisamos alertar para o cuidado e dizer que se afastem desses companheiros que ultrapassam todos os limites para que não venham ser mais uma vítima do feminicídio”, alertou.

A parlamentar parabenizou o município de Natal pelos três anos da Patrulha Maria da Penha. “Esse tem sido um instrumento muito importante no combate à violência feminina. Esse programa que vem sendo expandido para outros municípios e que tem surtido efeito positivo”, destacou.

O segundo deputado a usar o horário foi Dr. Bernardo (PSDB) que tratou das condições das estradas que ligam o Rio Grande do Norte. “Esse é um tema que aflige a população do RN. A falta de investimento ao longo dos últimos 20 anos resultou nessa problemática. No governo passado só foi realizada uma operação tapa-buracos, em virtude da falta de recursos”, ressaltou.

Dr. Bernardo disse que recebeu a informação da Secretaria de Infraestrutura que a licitação para recuperação e reconstrução das estradas do RN será concluída hoje. “Nos últimos anos o Governo do Estado investiu apenas R$ 13 milhões na conservação de estradas, aquém do necessário, mas fruto do déficit orçamentário do RN. Hoje será concluída a licitação, onde serão investidos em conservação e manutenção R$ 60 milhões de reais. Uma notícia importante que tranquiliza quem tanto é cobrado pela população, principalmente do interior do Estado”, comemorou.

Por último, o deputado Francisco do PT fez referência às ações do Governo do Estado na área da educação. “Todo mundo sabe que eu sou professor e tenho defendido ações que possam melhorar a educação do Estado do RN. “Quero destacar o esforço da governadora e os desafios que ela tem enfrentado e dizer que mesmo assim ela tem feito grandes coisas como fará amanhã ao entregar mais 20 ônibus escolares, sendo três desses para os municípios de São João do Sabugí, Ouro Branco e Currais Novos, no Seridó”, celebrou.

Francisco comemorou ainda o anúncio de um investimento de R$ 60 milhões nas áreas da conectividade. “É o Estado garantindo internet de qualidade a todas as escolas da rede estadual. O desejo da governadora é que essa internet possa acessar em pontos coletivos. Também há uma parcela de recursos para manutenção e melhorias da estrutura física das escolas estaduais e o processo de licitação para reforma e ampliação de mais de 100 escolas”, disse.

Finalizando, Francisco destacou a convocação, por parte da Governadora, de mais de 1.100 novos professores. “Essas ações demonstram o cuidado e a atenção que a Governadora tem com a educação do RN”, finalizou.