Carnaúba dos Dantas lança “Câmara Mirim” com a presença diretor da Escola da Assembleia

07/03/2023

Com a Casa cheia, pais, alunos, parceiros, vereadores e autoridades estiveram presentes no lançamento do projeto “Câmara Mirim”, no último dia 2 de março, na sede do Poder Legislativo do município de Carnaúba dos Dantas, na região dO Seridó do Estado.

O programa consiste em despertar no jovem a consciência da cidadania aliado ao entendimento dos aspectos políticos da vida em sociedade, como também permitir aos estudantes compreender as funções de um vereador.

“Já fizemos o primeiro momento que foi apresentar o projeto as escolas. Tivemos adesão dos pais, para que os filhos possam participar e através da parceria com a Escola da Assembleia, a Secretaria da Educação e a UERN, iremos desenvolver durante o ano de 2023, num processo em que os alunos vão aprender valores que serão importantíssimos para o futuro dessas crianças do 5º ano, do ensino fundamental I, matriculados em escolas públicas e privadas da nossa cidade”, explica a presidente da Câmara de Carnaúbas dos Dantas, Marli Dantas.

A convite da presidente, Marli Dantas, o diretor da Escola da Assembleia do Rio Grande do Norte (EALRN), professor João Maria de Lima, participou do evento com a palestra “Constituição em Miúdos”. Uma parceria do Senado Federal com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL). O diretor da EALRN é um dos embaixadores do projeto no país.

“A Constituição em Miúdos visa proporcionar às crianças e adolescentes contato com os temas abordados na Constituição Federal, de forma acessível, propiciando uma reflexão entre as garantias constitucionais e a realidade desses jovens”, esclarece o diretor que ficou emocionado, ao ver essas crianças participando juntamente com os pais e mães, “fico muito feliz em ver esse projeto brotar. Tenho certeza de que vai dar muitos frutos ao povo de Carnaúbas. Levamos cidadania por todo o Rio Grande do Norte, como missão que nos foi dada pelo presidente Ezequiel Ferreira. Temos procurado cumprir pela Escola da Assembleia, em parceria com as Escolas das Câmaras, por meio do projeto Conexão Parlamento”, finaliza João Maria de Lima.

Além da Escola da Assembleia do RN, o encontro conta com a participação da Universidade Estadual do RN (UERN) – Campus Caicó e a Secretaria Municipal de Educação de Carnaúba dos Dantas.