14/03/2023
Mais conhecido como Purple Day, o dia 26 de março é uma data em que acontece a mobilização da campanha do Março Roxo, em alusão ao Dia Internacional de Conscientização sobre a Epilepsia.
Dessa forma, a Escola da Assembleia em parceria com a Divisão de Programas Complementares de Saúde e Bem-Estar da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, apoia a campanha e realiza uma palestra com duração de 2h, no dia 24 de março, das 10h às 12h, na sede da Instituição, localizada na Rua Açu, 426, Tirol.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença acomete em torno de 50 milhões de pessoas no mundo todo e 2% da população no Brasil. Estimativas de especialistas indicam que até 70% das pessoas com epilepsia no mundo não recebem diagnóstico e tratamento adequado.
A epilepsia é uma doença neurológica caracterizada por descargas elétricas anormais e excessivas no cérebro, que são recorrentes e geram as crises epilépticas. Para considerar que uma pessoa tem epilepsia, ela deverá ter repetição de suas crises epilépticas. Portanto, a pessoa poderá ter uma crise epiléptica [convulsiva ou não] e não ter o diagnóstico de epilepsia
O tratamento é indicado a partir da segunda crise. O objetivo ao utilizar medicação é bloquear as crises, visto que a doença não tem cura, eliminando a atividade anormal do cérebro, a fim de assegurar boa qualidade de vida para o paciente.
A iniciativa internacional começou no Canadá, em 2008, baseada no relato da menina Cassidy Megan, que compartilhou seu sentimento de solidão por ter epilepsia. A cor roxa foi escolhida em alusão à lavanda, flor ligada ao sentimento de isolamento descrito por Cassidy.