12/04/2023
A Escola da Assembleia do Rio Grande do Norte (EALRN) realizou esta semana uma doação de cartilhas do projeto da Constituição em Miúdos II, para a Escola da Magistratura do RN (ESMARN), em uma iniciativa que tem como objetivo fortalecer a parceria pedagógica entre as duas Instituições.
Os exemplares, entregues pelo diretor da EALRN, João Maria de Lima, foram recebidos, com entusiasmo, pela diretora da Instituição Acadêmica do Ministério Público do RN, a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, “que enxerga a ação como uma importante oportunidade de disseminar conhecimento sobre a Constituição e seus princípios para os jovens que participam das ações educativas da ESMARN”, disse.
De forma simplificada, a Constituição em Miúdos é uma publicação que busca facilitar o entendimento dos jovens por meio da linguagem acessível, explicando os principais pontos da Constituição Federal Brasileira, tornando seu conteúdo mais compreensível para crianças e jovens, “estamos muito satisfeitos em poder contribuir para a formação dos alunos que participam das ações da Escola da Magistratura, fortalecendo assim nossos laços de cooperação mútua", afirmou o diretor da EALRN.
A ação faz parte de um conjunto de iniciativas promovidas pela Escola da Assembleia para disseminar o conhecimento sobre a Constituição e seus princípios, especialmente entre o público mais jovem. “A publicação da Constituição em Miúdos é um exemplo disso, sendo uma ferramenta importante para promover a educação cidadã e a compreensão dos direitos e deveres previstos na Constituição Federal”, finaliza o diretor.
Saiba mais sobre a Constituição em Miúdos
O projeto Constituição em Miúdos é resultado do trabalho da equipe da Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho, da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Minas Gerais, que mobilizou jovens participantes do projeto Câmara Mirim, visando divulgar a Constituição Federal, em uma linguagem simples e acessível.
Os exemplares são de fácil compreensão aos estudantes, propiciando-lhes uma primeira aproximação do conteúdo da lei máxima brasileira; com informações necessárias para que possam viver plenamente a cidadania e a competência de participar politicamente da construção de uma sociedade mais democrática, voltado para estudantes do ensino fundamental e médio.