12/04/2023
Estimular a transformação de jovens que trabalham no campo em líderes empreendedores, com a sensibilidade para identificar oportunidades de desenvolvimento profissional e familiar, é o objetivo da Lei Estadual Nº 11.319/ 22, que beneficia jovens do Rio Grande do Norte, entre 15 e 29 anos.
Pensando nisso, a Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN) tomou a iniciativa em buscar parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura (SAPE/RN) para suprir as necessidades, oferecendo capacitação de qualidade e especializada aos jovens. A ação é uma resposta às demandas desse público que, muitas vezes, encontra dificuldades em administrar seus negócios, aperfeiçoar suas técnicas e se adaptar às mudanças do mercado.
Para o diretor da Escola da Assembleia, João Maria de Lima, a parceria com a secretaria de Agricultura torna-se muito relevante porque nós temos um público jovem e que precisa se capacitar na agricultura, no empreendedorismo, que vem atuando e fazendo a economia do Rio Grande do Norte girar.
“Nossa Instituição se mostra apta a fazer valer essa lei estadual de dezembro de 2022, que estabelece a capacitação e qualificação do jovem empreendedor do campo; e a secretaria da Agricultura vai selecionar esses jovens para que a gente possa capacitá-los, e assim, prepará-los para o futuro a fim de que eles possam cada vez mais contribuir com o RN", explica o diretor.
O projeto tem o objetivo de proporcionar aos jovens do campo uma formação completa em técnicas de produção agrícola, gestão de negócios, administração e finanças, visando ao desenvolvimento sustentável do setor, além de ter um papel importante na economia do estado, uma vez que a agricultura é uma das principais fontes de renda e de emprego na região. Com a formação oferecida, espera-se que os jovens agricultores possam aumentar a produtividade e a eficiência em suas atividades, gerando mais renda e empregos para a população local.
“A reunião foi de extrema importância e a resolutividade dela, da gente fazer essa parceria com a Escola da Assembleia, através desse termo de cooperação em que possamos capacitar, treinar e dá melhor conhecimento por meio da educação aos jovens empreendedores”, completa o secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha, que continua “em resumo, a colaboração entre os dois órgãos tem um papel considerável para o desenvolvimento econômico e social do estado. Com a formação oferecida aos jovens agricultores, espera-se um aumento na produtividade e eficiência do setor”.
Já para a Chefe de Divisão Acadêmica da EALRN, Kassia Moura, “a parceria com a secretaria de Agricultura ratifica o papel do Legislativo Potiguar em propor leis que fomentem o desenvolvimento do RN, nesse contexto, a Escola da Assembleia, por meio da oferta de serviços educacionais, capacitará jovens do campo a identificarem novas oportunidades, aumentando assim o poder político-econômico e social dos produtores rurais”, finaliza.