Selo Unale
Bússola Tech visita ALRN para conhecer funcionamento dos sistemas de tecnologia

19/04/2023

O poder da transformação digital do sistema e-Legis segue despertando a atenção dos profissionais da área de tecnologia. Nesta quarta-feira (19), o diretor de Gestão Tecnológica da Assembleia Legislativa do RN, Mário Sérgio Gurgel, recebeu a visita da vice-diretora na Bússola Tech, Sarah Fernn, que esteve na Casa para conhecer pessoalmente o sistema tricampeão pela Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

“O sistema é uma fonte de grande inovação e integração e não falo só em integração dos sistemas, vejo muita integração do setor de tecnologia com os demais setores da Casa. Consegue de fato ter um relacionamento, atender as necessidades da Casa e transformar em algo palpável e, principalmente, simples de usar. O sistema é muito sofisticado e temos que enaltecer”, afirmou Sarah Fernn, que coordena projetos que envolvem parlamentos de mais de 50 países, como as conferências LegisTech Forum, LegisTech: The Americas e LegisTech: Women in Leadership.

A Bússola Tech é uma organização global que atua na promoção da modernização institucional e transformação digital no ecossistema legislativo, por meio da diplomacia parlamentar e da cooperação. A organização atua como um construtor de comunidades, fortalecendo a colaboração ponto a ponto, em Casas Legislativas e organizações Parlamentares.

Anualmente, a Bússola Tech organiza diversas conferências e oportunidade de pesquisa na área de transformação digital no legislativo. Atualmente mantém a maior biblioteca de casos de aplicação em modernização digital e transformação digital com a participação de mais de 52 países.

Conferência internacional

Nos últimos dias 13 e 14, a Assembleia Legislativa do RN participou da segunda edição do “Legistech: the Americas – Transição para um Legislativo pronto para o digital”, para debater a transformação digital no Legislativo. O evento teve objetivo de promover a troca de informações sobre o tema entre representantes de parlamentos de diversos países. A conferência contou com representantes de parlamentos das Américas, Caribe e África.

O diretor de Gestão Tecnológica da ALRN, Mário Sérgio  Gurgel, representou a Casa participando de uma mesa que debateu sistemas que facilitam o trabalho legislativo e dos parlamentares. “Foi excelente. Falamos do nosso trabalho, que despertou o interesse de algumas casas, e, por 1h30, trocamos ideias com participantes dos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e outros países”, disse.

A 2ª edição do Legistech: the Americas aconteceu presencialmente em Brasília (DF), no Senado Federal. A conferência visa promover a troca de experiências entre as Casas Legislativas e seus participantes, bem como lançar luz sobre boas práticas e soluções tecnológicas para melhorar o processo legislativo nas Américas.

Realizado pela Bússola Tech, em parceria com o Sindilegis, reúne líderes e representantes dos parlamentos de países como Brasil, Angola, Moçambique, México, Uruguai, Peru, Suriname, Canadá, Zâmbia, Danúbia, Estados Unidos, de províncias da África do Sul, e das assembleias legislativas de estados brasileiros, possibilitando uma troca sobre as experiências vividas em cada um desses parlamentos.

Acesso Rápido