27/04/2023
O projeto Conexão Cidadã, desenvolvido pela Escola da Assembleia do RN (EALRN), esteve presente, esta semana, na sede do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte para levar aos bombeiros mirins uma palestra sobre conscientização de bullying e ciberbullying.
A iniciativa faz parte de uma estratégia da Escola que visa dar mais visibilidade às leis da Assembleia.
No caso em questão, trata-se da Lei …, de autoria da deputada estadual Cristiane Dantas, que objetiva combater a prática dessas violências nas escolas e na internet.
A lei institui a Semana Estadual de Combate ao Bullying e ao Ciberbullying no RN. A parlamentar destacou a importância da conscientização ao enfrentamento dessas violências. “Precisamos trabalhar a prevenção e a conscientização para que possamos construir um ambiente escolar e virtual mais saudável e seguro para nossas crianças e jovens”.
O evento foi realizado em parceria com o setor da Divisão de Programas Complementares de Saúde e Bem-Estar da ALRN. As psicólogas Helga Torquato, Chefe de Núcleo Biopsicossocial, e a neuropsicóloga Ravigna Leite Xavier realizaram palestras que abordaram os temas de forma clara e objetiva.
"O Bullying é uma violência que está dentro e fora das escolas. Um tema muito vasto, que mexe com a saúde mental, alteração alimentar, sono, comportamentos agressivos, automutilação e, muitas vezes, até o suicídio. Os pais devem ficar atentos às alterações de comportamento e procurar ajuda de especialistas”, aconselha a neuropsicóloga Helga Torquato.
Durante a roda de conversa, os jovens participantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre as consequências do bullying e ciberbullying, de entenderem como identificar e lidar com essas situações, além de compartilhar experiências e tirar dúvidas sobre o assunto.
“Eu achei um assunto muito legal de ser abordado, com uma forma bem interativa que a gente pôde se expor e tivemos facilidade de conversar”, afirma o Bombeiro Mirim, Pedro José Andrade.
*Conexão Cidadã*
O projeto Conexão Cidadã é baseado na Lei Complementar N° 494, de 27 de agosto de 2013, que dispõe sobre o Dia Estadual da Educação Cidadã, e na ideia de que a construção de uma cidadania efetiva é um dos objetivos norteadores da ação política nas sociedades de nosso tempo. O projeto consiste em ações de educação Cidadã, especialmente quanto à realização de congressos, seminários, palestras, simpósios ou eventos similares, que abordem, entre outros, temas pertinentes à cidadania, temas sobre direitos e garantias fundamentais, direitos sociais, direitos políticos e preservação ao meio ambiente; divulgação dos símbolos nacionais ou estaduais previstos na Constituição Federal de 1988 e na Constituição Estadual de 1989, respectivamente.
Marca um dia de ações em uma escola das redes públicas ou privadas de ensino, uma vez que é na escola que se aprende a exercitar o direito à diferença, ao mesmo tempo em que se toma contato com os mais variados aspectos da nossa sociedade e da nossa cultura.