Presidente do BNB recebe título de cidadão norte-rio-grandense
23/09/2009
O presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Roberto Smith, recebeu da Assembléia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (23), o título de cidadão norte-rio-grandense. A iniciativa da sessão solene de homenagem, realizada no plenário da Casa, partiu do deputado Ezequiel Ferreira.
Descendente de russos, e natural de São Paulo, o economista Roberto Smith mora no Nordeste desde 1977, e exerce o cargo de presidente do BNB desde 2003. O deputado Ezequiel Ferreira falou sobre a 'marcha para o Nordeste'. 'Está provado que o Brasil não é só Rio e São Paulo. Milhares de pessoas e investimentos estão vindo para a região Nordeste, e o BNB é um dos agentes financeiros que permitem isso', explicou.
Roberto Smith subiu à tribuna depois de receber o título de cidadão. O homenageado falou um pouco de sua vida e de sua ligação com o Nordeste, região que sempre admirou e estudou, e agradeceu a homenagem: 'Agradeço e entendo a homenagem a todo o corpo do BNB', afirmou o economista, que não gosta de ser chamado de banqueiro. 'Não sou banqueiro, me considero um agente do desenvolvimento econômico', concluiu.
Para a governadora Wilma de Faria, que também participou da sessão, o BNB é fundamental para o desenvolvimento do estado e do Nordeste. Na gestão de Roberto Smith, segundo o deputado Ezequiel, o BNB destinou um valor superior a R$ 2,7 bilhões em financiamentos no Rio Grande do Norte.
Além da governadora e de dezenas de servidores do BNB, estiveram presentes à sessão o presidente da Assembléia, deputado Robinson Faria, e os deputados José Dias, Poti Júnior, Lavoisier Maia, Larissa Rosado, Fernando Mineiro, Nélter Queiroz e Gustavo Carvalho.