Centenário do IFRN é comemorado em sessão solene
17/09/2009
A Assembleia Legislativa homenageou os 100 anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) na manhã desta quinta-feira (17). A sessão solene, realizada no plenário da Casa, foi proposta pelo deputado Paulo Davim, ex-aluno da instituição.
Atualmente com 11 unidades espalhadas pelo estado, a principal delas na avenida Salgado Filho, o IFRN foi fundado em 23 de setembro de 1909. O primeiro nome da instituição foi Escola de Aprendizes e Artífices (EAA). A escola ainda se chamou Escola Técnica Federal do RN (ETFRN) e Centro Federal de Educação Ciência e Tecnologia (Cefet).
Ex-aluno da antiga ETFRN, o deputado Paulo Davim afirmou que a instituição faz parte da história do estado. 'Devo muito à instituição, que fez e fará sempre história. Desde que saí da ETFRN, passei por muitas escolas, fiz muitos amigos, e construí minha vida, mas aquela boa atmosfera da escola, nunca mais encontrei igual em lugar nenhum', afirmou.
O reitor do IFRN, Belchior Rocha, subiu à tribuna para agradecer a homenagem. Belchior explicou que a principal qualidade do IFRN foi sempre se adaptar à demanda da sociedade. 'Logo no princípio, a instituição formava artífices: alfaiates, sapateiros. Depois, de acordo com a evolução da sociedade, a instituição também evoluiu, e forma os profissionais que a sociedade precisa', declarou o reitor, que disse que a meta do IFRN é ter 20 mil alunos daqui a três anos (hoje, são 11 mil alunos).
Ao final da sessão, os deputados Fernando Mineiro e Larissa Rosado entregaram placas de homenagem a servidores do IFRN. O deputado Getúlio Rêgo, que presidiu a mesa da sessão, também deu seu depoimento sobre o evento: 'Esse mês de setembro foi abençoado. Tivemos a oportunidade de homenagear dois centenários importantíssimos: o do Hospital Onofre Lopes e o do IFRN', concluiu.